Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Limpeza se tornou a arma para garantir a saúde e a segurança do indivíduo

Grupo Albatroz investe em inovação, como revisão de fluxos e processos, e entende que o momento é fazer mais com menos

Daqui para frente, a economia ganhará novas estratégias, consequentemente, as organizações também. Nem dá para acreditar ou aceitar que o cenário será como antes. O ser humano mudou, ou está em processo de mudança, de seu modo de pensar e agir. Se o indivíduo muda, por conta de fatores externos controláveis ou não, o seu meio também sofre alterações, como os valores com relação à família, ao ambiente de trabalho e, claro, como será as novas formas de administrar empresas.

Perceba que as prioridades também se inverteram. E de repente, a limpeza passa ser a maior arma para garantir a saúde de uma comunidade mundial. Nesta hora, não dá para economizar. O colaborador que precisa estar no trabalho, ali na linha de frente, é um pai, uma mãe, um filho, um avô, ou seja, todos são iguais e têm a mesma importância. 

A limpeza profissional ganhou destaque e relevância neste cenário. Os detalhes podem parecer simples no cotidiano, mas a higienização tornou-se uma ação estratégica com processos definidos. Por várias vezes ao dia, portarias, recepções, catracas, elevadores, mesas, mouses, teclados, maçanetas, corrimões, vestiários, entre outros precisam estar mais do que limpos, higienizados estrategicamente para proteger uma vida. Nas casas, isso não tem sido diferente, mas nos lares o controle é maior pela baixa circulação de pessoas.

Como fazer mais com menos

Ao mesmo tempo em que a limpeza se tornou prioridade, há um outro desafio em âmbito econômico: otimização de recursos. O consumo se tornou consciente, e os recursos financeiros passam a ficar protegidos. Sendo assim, abre uma brecha para a famosa inovação: como vamos fazer mais, com menos.

Não podemos pensar em inovação somente em termos tecnológicos, mas sim em eficiência. Este tem sido o desafio da Albatroz, revendo processos e fluxos operacionais para manter a mesma qualidade, produtividade e com o menor custo para o cliente, que mais precisa de um serviço essencial neste momento de sobrevivência mundial.

Foi exatamente isso que fizemos, reunimos a equipe operacional, recursos humanos e de finanças e, juntos, pensamos na melhor estruturação de entrega de serviço. É um trabalho longo, que requer encarar o problema e buscar uma rápida solução. Rever fluxos e processos e investir mais em capacitação foram algumas ações imediatas que conseguimos fazer em nome da eficiência e entrega.

Não estamos sozinhos nesta jornada. Creio que este exercício tem sido diário nas organizações e vejo que buscar o novo será o comum do dia a dia. Isso é inovação e tentar trazer o melhor do ser humano para outro ser humano.

Assim, por meio de um vírus, saímos da zona de conforto e construímos juntos um mundo único pensando num propósito maior: na saúde e na segurança de todos.

Daniella Barbosa é Diretora de Novos Negócios do Grupo Albatroz Saúde e Segurança

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking