Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

ABEPREST debate ações no combate à crise do novo coronavírus

Associação estabelece quais as intervenções essenciais para manter empregos e empresas saudáveis

As associadas da ABEPREST (Associação Brasileira das Empresas de Soluções em Informática e Telecomunicações) têm se reunido periodicamente por videoconferência para debaterem soluções, ações e pleitos frente aos graves problemas que a pandemia do coronavírus Covid-19 trouxe para todos nós.

A entidade possui 45 associadas, que possuem somadas um contingente de 55.000 colaboradores distribuídos por todo Brasil. São essas empresas e profissionais que prestam serviços de engenharia de telecomunicações para todas as Operadoras Fixas e Celulares do país, que implantam e dão manutenção em todas as nossas redes de internet, dados e telefonia.

Desde o início da crise do Coronavirus no Brasil, quando surgiu o primeiro caso (26/02) no país, há pouco mais de um mês, todas as nossas preocupações e ações voltaram-se para a proteção da saúde da população, bem como maneiras de viabilizarmos a manutenção de empregos e a sobrevivência das empresas.

Durante as discussões, concluímos que algumas ações são essenciais para que consigamos manter milhares de empregos e nossas empresas saudáveis, capazes de continuar prestando serviços em todo País, aliás serviços indispensáveis, conforme acertadamente decretou o governo federal em 20/03/20 através do Decreto 10282/20.

As ações essenciais citadas acima, que elencaremos a seguir, devem partir não só dos poderes municipais, estaduais e federais, como também deverão vir dos Bancos, Operadoras Fixas e Celulares, Sharings, IS´s, Fabricantes e Utilities, ou seja, de toda nossa cadeia produtiva, como se fosse uma engrenagem. Citamos então as ações :

- Informações: essencial para todos nós, as empresas devem estar super bem informadas sobre todas as ações governamentais. Entendemos que o governo deve oferecer um portal, atualizado diariamente, contendo uma compilação de todas suas ações sanitárias, econômicas, trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

- Telecom é serviço essencial: apesar da publicação do decreto federal do dia 20/03/20, as nossas empresas ainda continuam sofrendo muita discriminação de diversos setores, nos impedindo muitas vezes de continuar trabalhando, de ir e vir livremente . O governo, em especial o MCTIC e ANATEL, precisam investir na valorização e publicidade desse fato.

- Bancos privados: de maneira insensível, quando nossas empresas estão mais precisando de recursos financeiros, os Bancos privados estão dificultando suas negociações financeiras e aumentando suas taxas de juros.

- Flexibilização no recolhimento de tributos: os governos municipais , estaduais e federal ainda estão tomando medidas muito tímidas para flexibilizar o recolhimento de tributos das nossas empresas. Precisamos de ações mais fortes e criativas para o recolhimento do ISS, ICMS, IPI, INSS, FGTS, PIS,COFINS, CSLL, IRPJ, dentre outros.

- Flexibilização dos Contratos de Trabalho: num período tão crítico como esse, estamos tentando manter os milhares de empregos do nosso setor. É imperativo a flexibilização das leis trabalhistas, num momento de crise incomparável da nossa história. O governo federal tem implementado medidas neste sentido, porém, entendemos que regras de suspensão de contratos de trabalhos, redução de salários e de demissões devem também ser incluídas.

- Operadoras/Sharings/Fabricantes/Utilities: são nossos principais clientes e deles dependerão muito a saúde financeira e a sobrevivência das nossas empresas. Precisamos que os atuais contratos, as atuais obras,  sejam continuadas e não paralisadas. Que as renovações contratuais em andamento prossigam com justeza e correção. Que os processos das novas e futuras contratações sejam acelerados. E que nesse momento tão crítico de nossa história, nossos contratantes sejam mais sensíveis a pleitos financeiros diferenciados, visando melhorar os prazos de pagamento pactuados em contrato .

- Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário: precisamos que os representantes dos poderes da nossa República  desempenhem suas atividades e elaborem suas estratégias de uma maneira minimamente sincronizada e convergente. Temos presenciado inúmeras ações conflitantes entre os Poderes.

Ivan Ianelli é Presidente da ABEPREST

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking