Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O segredo de engajar colaboradores está em empresas autênticas

Personalidade, filosofia e posicionamento na prática colaboram no engajamento de colaboradores, e isso se reflete nos espaços físicos de trabalho

Um estudo realizado em novembro de 2021 pela Edelman Trust Barometer, agência global de comunicação, ouviu mais de 36 mil pessoas de 28 países, entre eles o Brasil, onde a pesquisa indicou que apenas empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) foram apontadas pela maioria dos entrevistados (64%) como únicas instituições vistas como confiáveis, competentes e éticas, um reflexo claro da influência dessas instituições perante a sociedade.

Em meio a necessidade crescente de serem sustentáveis e comprometidas com questões ambientais e sociais, um número cada vez maior de empresas se atenta à importância de manifestar seus posicionamentos e propósitos perante a sociedade e seus colaboradores. Nesse panorama, o esforço está em atravessar a fronteira do discurso e realizar ações práticas. O investimento nos ambientes de trabalho não passa desapercebido: eles também devem comunicar as ideologias das companhias.

"Hoje em dia, não combina falar de cultura organizacional, diversidade, sustentabilidade e tantas outras questões atuais do mundo em que vivemos sem considerar os espaços de trabalho neste contexto. O desafio é promover ambientes plurais, tanto em estrutura física como em expressão cultural", destaca Erica Prata, VP de operações da AKMX Arquitetura e Engenharia.

Edna Rodrigues Bedani, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista em carreiras, gestão de pessoas e liderança, reforça as condições de trabalho como uma grande prioridade: "As empresas precisam se posicionar como responsáveis sociais e terem clareza de seus propósitos e valores. Esses fatores podem ser traduzidos diretamente nas práticas de gestão, na comunicação estratégica de negócios e no diálogo com seus colaboradores, priorizando o bem-estar empresarial e o da comunidade na qual está inserida", completa a professora.

A Populos, empresa de soluções tecnológicas para workplace, traz a relação entre marca e colaboradores para o primeiro plano. Em seu novo escritório localizado em Alphaville, região da grande São Paulo, a cultura organizacional ganhou destaque na hora de repensar seus espaços de trabalho.

"O perfil de público e a rotina das equipes serviram de inspiração. A diversidade está impressa na variedade dos diferentes espaços para se trabalhar. Isso faz com que o usuário possa escolher onde exercer as atividades da vez, levando em consideração suas necessidades básicas: mais foco, trabalho em equipe, reuniões, treinamentos e até mesmo um 'pit stop' para a leitura de e-mails", destaca Erica Prata.

O design dos espaços fica por conta da personalidade e cultura da corporação: uma árvore estilizada no hall de entrada é emoldurada por uma área de convivência, retrato do que a empresa oferece a seus clientes: conexão e crescimento, rumo à era do trabalho 3.0.

"A pandemia potencializou todas essas transformações. Temos um escritório que dialoga com o perfil e a rotina de nosso público interno e externo. Essa releitura proporcionou o 'match' perfeito e trouxe um novo significado ao movimento de retorno dos colaboradores ao escritório", explica Clea Lima, diretora administrativa da Populos.

O espaço de 1000 m2 conta com áreas de alimentação e treinamentos, live room (estúdio multimídia semiprofissional), huddles e um lounge de convivência com jogos de tabuleiro, mesa de sinuca e videogames de última geração. O ambiente ganhou ainda mais expressão através de "street art" como elemento decorativo.

"Cada m2 deste lugar faz muito sentido de existir. Hoje, alguns colaboradores se mudaram para a região para ter mais facilidade de acesso ao escritório, onde são frequentadores assíduos", completa Clea.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking