Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Inovação garante eficiência em equipamentos climatizados

Solução de controle de umidade e sistema integrado de resfriamento trazem tranquilidade aos médicos nos diagnósticos por imagem.

Ao lado do equipamento estão (esquerda para direita) Georges Szegö, gerente da divisão de negócios Klimatix, e János Szegö, CEO da Mecalor.

Médicos e especialistas em diagnóstico por imagem, reclamam da a umidade em salas de exames pode danificar o equipamento de tomografia e causar o prejuízo de milhares de dólares.

A Mecalor desenvolveu o CPM, uma solução de controle de umidade, que garante a climatização adequada do ambiente e a eficiência e durabilidade dos aparelhos de exame. É de fácil instalação e composto por uma evaporadora e uma condensadora, além um painel de controle com todos os parâmetros de contenção umidade e temperatura. Desenvolvido para aplicações em tomografia, mamografia, Raio X e outros tipos de exames por imagem.

Outra solução é o sistema térmico integrado. Com tecnologia avançada, ele garante precisão e eficiência dos equipamentos de ressonância magnética. Isso confere a médicos radiologistas a certeza de um atendimento seguro e de alta qualidade aos pacientes. A vantagem dessa solução é a instalação de um único chiller industrial de alta confiabilidade e precisão para atender tanto a climatização das salas, quanto a refrigeração do compressor de hélio do equipamento de ressonância. "Se o cliente seguir nossa recomendação, podemos instalar um segundo chiller em paralelo para garantir total redundância e segurança", explica o diretor comercial da Mecalor, Marcelo Zimmaro.

O inversor de frequência, Chiller Inverter, que pode gerar uma economia de cerca de 25% no consumo de energia dos sistemas de refrigeração dos equipamentos de ressonância instalados em hospitais e clínicas.

"Nós fizemos uma medição no gasto do consumo de energia no sistema integrado com Inverter, instalado no Fleury, unidade Canário, e chegamos à conclusão de que há uma economia de até 25%", afirmou Carla Rezende, gerente de vendas da Mecalor, no segmento hospitalar.

Enquanto o compressor convencional liga e desliga durante o funcionamento, consumindo muita energia, o Inverter modula sua capacidade de refrigeração e minimiza o desperdício. O inversor de frequência regula a velocidade de rotação dos motores elétricos do equipamento, controlando a potência dos compressores. O Chiller Inverter chega mais rápido na temperatura desejada e logo diminui a rotação do compressor. Essa capacidade imprime ao dispositivo alta eficiência energética.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking