Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Enel aposta em móveis recicláveis na ambientação dos escritórios

No total, foram confeccionadas 32 peças em parceria com a Yvy Reciclagem

A Enel Brasil, maior grupo privado do setor elétrico nacional, tem a Sustentabilidade e o cuidado com o Meio Ambiente como pilares importantes a serem tratados não apenas internamente na companhia, mas também em ações que alertam a população para a conscientização do uso consciente e sustentável da energia. Além disso, outro assunto presente nos projetos da companhia é o de levar a conhecimento da população o conceito de upcycling - de reutilizar produtos e/ou matérias-primas para a criação de novas peças.

Entre os vários projetos que trabalham com esta ideia, a Enel trouxe para os escritórios das duas distribuidoras, em São Paulo e no Rio de Janeiro, móveis feitos a partir da reutilização de materiais da concessionária, como as cruzetas de madeira, que têm a finalidade de realizar a sustentação dos cabos e equipamentos nos postes de energia.  As peças são criadas e desenvolvidas pela Yvy Reciclagem, empresa parceira da Enel, que trabalha com foco na logística reversa e na economia circular.

Com design moderno e inspiração minimalista, mais de 30 móveis recicláveis ambientam os novos escritórios. Feitos de madeira, os itens se dividem entre poltronas, banquetas altas, diferentes modelos de mesas de centro e banquetas baixas, além de um mancebo, que são decorativos e modernos e reforçam o comprometimento da empresa com o meio ambiente. 

"A Enel promove diversas iniciativas com foco na economia circular e no consumo mais sustentável. Mas, poder trazer ao nosso ambiente de trabalho um mobiliário feito com componentes usados no nosso dia a dia da operação é muito gratificante. Reaproveitamos os resíduos, como as cruzetas, e permitimos que elas façam parte de novos ciclos, contribuindo assim com nosso compromisso com a economia circular", afirma Ricardo Bomfim, Head de Economia Circular da Enel Brasil.

Nova sede

Em outubro de 2021, a companhia transferiu a sede da holding Enel Brasil, incluindo a presidência do Grupo no país, para a capital paulista. As novas instalações ficam no complexo Parque da Cidade, na Avenida das Nações Unidas. Além da sede da holding, o espaço abriga a Enel Distribuição São Paulo e a empresa de serviços em energia da Enel, a Enel X.  Já no Rio, a companhia transferiu suas instalações de Niterói para o edifício Aqwa Corporate, na Via Binário do Porto, no bairro Santo Cristo. Os escritórios na capital fluminense receberam principalmente a Enel Distribuição Rio, a comercializadora de energia Enel Trading, e a Enel Green Power, linha de negócios de geração renovável, líder em geração solar e eólica no país.

Os espaços de trabalho nos novos escritórios são amplos, integrados e compartilháveis, sem estações fixas, favorecendo a integração entre pessoas de diferentes áreas. Além disso, os novos escritórios contam com áreas de café, lounges e espaços com esteiras e bicicletas ergométricas junto das áreas de trabalho. Os ambientes possuem arquitetura focada em boas práticas de ergonomia, iluminação eficiente e qualidade acústica.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking