3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Fundo imobiliário de cemitério está entre os mais rentáveis

[Real Estate] CARE11 registra valorização acima de 70% e chama a atenção para o segmento

Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) estão no radar dos investidores que buscam ativos de renda variável menos arriscados. A solidez de investir em imóveis por um custo mais baixo e sem a incidência do Imposto de Renda estão entre os principais atrativos desse tipo de investimento. Mas diante da vasta oferta disponível no mercado, é comum que haja dúvidas sobre qual fundo escolher.

A lista de fundos imobiliários da Bolsa de Valores (B3) inclui mais de 400 nomes. Entre os mais comuns estão os edifícios comerciais - shoppings, hotéis, hospitais, galpões e lajes corporativas - e os títulos imobiliários de empresas. Mas outro segmento tem chamado a atenção em 2022: o fundo imobiliário de cuidados com a morte.

O Brazilian Graveyard And Death Care (CARE11) é o primeiro fundo de investimento imobiliário listado na B3 que atua com a venda de jazigos e a prestação de serviços funerários e de cremação. Até maio deste ano, ele registrou uma valorização de mais de 70%. A título de comparação, no mesmo período, o Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) subiu 0,06%.

O fundo detém 20% do Grupo Cortel, que atua há seis décadas com a administração de cemitérios, funerárias e crematórios - inclusive para animais de estimação - nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

O CARE11 também controla o cemitério Terra Santa, localizado na cidade de Sabará, em Minas Gerais, e possui jazigos no cemitério Morumby, situado em São Paulo. Segundo os dados do mercado financeiro, o fundo reúne mais de 9 mil cotistas. O patrimônio é estimado em cerca de R$ 290 milhões.

Opção ainda não tem dividendos - Mas apesar da valorização registrada nos primeiros meses deste ano, o CARE11 não possui histórico de dividendos, fator que pode torná-lo menos atrativo aos investidores. A informação da gestora do fundo é que, no momento, a prioridade é o ganho de capital.

Como escolher um fundo imobiliário

Os fundos imobiliários são uma alternativa para quem busca a segurança de investir em imóveis, mas sem a necessidade de desembolsar uma alta quantia como na hora da compra. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) explica que o investimento funciona similar à compra de ações: o investidor adquire cotas, que representam a participação no imóvel.

A remuneração pode ser feita de duas formas: com a repartição dos rendimentos mensais advindos do desempenho do imóvel, como uma espécie de "aluguel", ou através da venda da cota após a sua valorização. A rentabilidade do fundo é um dos critérios que, segundo a Anbima, deve ser considerado na hora de escolher o fundo.

No entanto, a rentabilidade não é o único critério a ser observado. A B3 explica que, entre as principais vantagens de um fundo de investimento, está a gestão profissional, o que permite que investidores iniciantes ingressem no ramo. Mas por conta disso, é cobrada uma taxa administrativa dos cotistas. Avaliar o valor dessa cobrança é outro aspecto necessário antes de escolher onde investir.

A Anbima também destaca os riscos envolvidos no investimento. No caso de imóveis prontos, chamados "fundos de tijolos", há a taxa de vacância, a inadimplência e a deterioração. Para títulos de empresas, conhecidos como "fundos de papel", há o risco de crédito.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP