Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

No meio do caminho tinha um coworking

Vantagens dos escritórios compartilhados para empresas que buscam manter ou resgatar a rotina saudável e segura em tempos de pandemia

Tendência acelerada no ano de 2020, os coworkings ampliaram seu espaço no mercado e se fixaram como a escolha das empresas de pequeno, médio e grande porte que, com um 2021 ainda desafiador frente à pandemia, optaram por manter as reduções de custos, contratos imobiliários mais flexíveis e ambientes favoráveis e seguros para trazer de volta, aos poucos, a rotina de seus colaboradores. O desafio é ter um ambiente de trabalho que reúna serviços e estrutura necessários com foco na melhoria da produtividade da equipe, sem deixar de lado a segurança de todos e a qualidade de vida. 

Para atender a esses pontos, escritórios compartilhados possuem serviços e planos diversos para que cada empresa customize aliado às demandas, fazendo com que cada vez mais os usuários se sintam em um ambiente de trabalho saudável e seguro. Por isso, estruturas pensadas com cuidado para promover a saúde e atender às necessidades particulares de seus clientes, são atributos essenciais na hora da escolha de um escritório compartilhado, como conta Patrícia Coelho, Diretora de Operação do Club Coworking, empresa nacional de escritório compartilhado físico e virtual. 

"Há o interesse pelo retorno do trabalho em ambiente físico, mesmo que em formato hibrido, e os clientes se sentem seguros ao saber que logo no início da pandemia incluímos dentro dos nossos protocolos sanitários máquinas de ozônio e UV, que mantém os ambientes esterilizados durante todo o dia, fazendo a higienização frequente dos ambientes e garantindo a limpeza total de todas as salas, principalmente as que podem ser compartilhadas, como por exemplo as de reuniões", afirma a executiva. 

Com todos esses atrativos, organizações encontraram nos coworkings a solução ideal para combinar o trabalho em casa com o presencial via rodízio entre os funcionários: o formato hibrido, que chega para ajudar as empresas a cuidarem da saúde física e mental e ganhou ainda mais atenção por conta da pandemia e o trabalho intenso no formato home office, gerou um aumento no número de colaboradores com problemas de estresse, depressão e excesso de trabalho. Alguns dos pontos de atenção que impactam diretamente na saúde e rendimento dos colaboradores estão a tranquilidade, ferramentas de trabalho adequadas e relação interpessoal. 

Para isso, os coworkings entregam dentro do pacote contratado salas acústicas com vidro duplo que isolam totalmente o som, garantindo tranquilidade privacidade em um espaço reservado e seguro; cadeiras ergométricas confortáveis que não causam dores na coluna; e áreas de convivência que ajudam na interação e a relaxar no meio do expediente. Indo além no fator saúde física, há estrutura até mesmo para atender aos clientes que se locomovem a pé ou de bicicleta de casa até o trabalho, para isso, prédios com bicicletários e vestiário são primordiais.  

"Sempre utilizei carro e transporte público para me locomover até o escritório e demorava cerca de 1h20 para chegar. Como sou triatleta e já acostumado com longas distâncias, optei por utilizar a bicicleta como meio de transporte e foi a melhor escolha, pois no Club Coworking podemos guardá-las com segurança e o melhor é que temos o vestiário para tomar banho e não ficar suado durante o dia todo. Acaba sendo um atrativo muito positivo, pois hoje além de não gastar dinheiro com estacionamento ou condução, levo 25 minutos para chegar até o trabalho", conta Luiz Fernando Guedes Pedroso, Controller da Legatus, cliente do Club Coworking na unidade Faria Lima. 

Todos esses benefícios oferecidos pelos coworkings mostram que o local de trabalho mudou e para melhor, por isso, os empresários que desejam alocar suas empresas em escritório compartilhado devem estar atentos aos diferenciais em cada detalhe, e buscar aquele que além de atender as necessidades de seus negócios, também se preocupe e entregue benefícios reais para seus funcionários, pensando em seu bem-estar e saúde. No mercado há diversos atrativos e cada vez mais inovadores, portanto, a pesquisa é fundamental. 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking