Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Dicas para evitar o mau uso de cadeiras de escritório

Alguns hábitos podem danificar acabamentos e mecanismos do mobiliário, reduzindo rapidamente a sua vida útil

Seja no escritório ou no home-office, passa-se a maior parte da jornada de trabalho sentado. A cadeira exerce um papel fundamental no desempenho do usuário, que precisa manter uma postura saudável por longas horas para evitar a fadiga e manter a concentração nas tarefas. No entanto, alguns hábitos podem danificar acabamentos e mecanismos do móvel, a ponto de reparos e substituições se tornarem periódicos, elevando os custos.

Em geral, as principais circunstâncias que caracterizam mau uso estão associadas às situações de distração e relaxamento, como subir no assento para pegar um objeto mais alto ou sentar-se nos apoios dos braços e encosto para uma conversa rápida. Além de danificar ajustes como o de altura do assento, a maior parte das cadeiras de escritórios possui rodízios, então há risco de graves acidentes.

"Embora a maior parte das características de mau uso seja evitável, algumas situações passam despercebidas pelo usuário", explica Paulo Bonatelli, gerente técnico da Sittz, fabricante nacional de mobiliário corporativo. "Um exemplo é a desatenção com o piso. A cadeira deve estar sobre uma superfície plana, pois o desnivelamento, ainda que sutil, distribui o peso do corpo de forma desigual na base, não distribuindo o esforço de maneira equilibrada entre os elementos estruturais".

A maior parte das cadeiras de escritório oferece ajustes de altura e reclinação acionados por alavancas geralmente abaixo do assento. A regulagem deve ser acionada com cuidado, pois o excesso de força pode danificar os manípulos e os sistemas de pistão e travamentos. No assento, por exemplo, não 'brigar' com a gravidade é fundamental.

"Ao ajustar a altura do assento para cima, é preciso se levantar levemente para que o pistão a gás impulsione o assento para cima sem medir forças com o peso do usuário. No ajuste contrário, é o peso que impulsiona o assento para baixo, bastando parar na posição desejada", explica Paulo.

As cadeiras devem guardar ainda distância de ambientes com umidade frequente ou exposição excessiva à luz solar. Para limpeza, é fundamental seguir à risca as recomendações do fabricante, em especial para o revestimento do encosto e assento, que pode ser estofado ou em tela.

Quando o reparo for inevitável, jamais tente fazer a manutenção por conta própria. Recomenda-se a contratação de um profissional especializado para a realização de reparos preventivos e corretivos.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking