Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Alimentando vidas com sustentabilidade

Um modelo exemplar de transformação ambiental e social no ambiente corporativo

Por Léa Lobo

Natali Feitosa, Especialista em Premises & Facilities II, Cintia Jardim, Líder de Alimentação, e Keila Hanashiro, Head of Hospitality na TOOLS Digital Services

Da esquerda para a direita: Natali Feitosa, Especialista em Premises & Facilities II, Cintia Jardim, Líder de Alimentação, e Keila Hanashiro, Head of Hospitality na TOOLS Digital Services. Foto: Divulgação


Na 19ª edição do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, o projeto "Alimentando Vidas", desenvolvido pela TOOLS Digital Services, empresa do grupo Santander, destacou-se como uma iniciativa exemplar que une sustentabilidade e impacto social. Voltado para o combate ao desperdício de alimentos e a redução da insegurança alimentar, o projeto representa um avanço significativo no alinhamento das práticas corporativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes ESG. As autoras do projeto Natali Feitosa, Keila Hanashiro, e Cintia Jardim nos contam sobre esse importante desafio que vai além do atendimento das refeições no ambiente corporativo.

Um projeto além das refeições que trazem impacto ambiental e social

Com o objetivo de minimizar a emissão de CO₂ e promover a destinação correta de resíduos alimentares, o projeto envolve os três restaurantes internos do grupo, que servem cerca de 3.000 refeições diárias. Após implementar um novo conceito gastronômico e ampliar parcerias com pequenas e médias empresas, a operação registrou um aumento de 48% no volume de refeições servidas, mas também enfrentou o desafio do aumento de resíduos gerados.

Orientado pela Lei 14.016/20, que incentiva a doação de excedentes de alimentos, o projeto buscou soluções inovadoras. A parceria com a startup Comida Invisível possibilitou a criação de uma logística eficiente para a doação de alimentos em perfeito estado nutricional, mas sem valor comercial, a ONGs e instituições de caridade. Em 2024, o principal restaurante do projeto doou, em média, 1.365 kg de alimentos por mês, resultando em 300 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Alimentando vidas

Foto: Divulgação


​Resultados impressionantes

Nos primeiros 15 dias do projeto piloto, mais de 654 kg de alimentos foram doados, beneficiando 3 mil pessoas e evitando a emissão de 522 kg de CO₂.

Atualmente, os números escalaram, por mês são mais de 2,2 toneladas de alimentos doados, 20 mil refeições servidas e uma redução de 3,5 mil kg de CO₂ no ambiente. A expectativa é que o projeto alcance 26 toneladas de alimentos doados anualmente, proporcionando mais de 130 mil refeições e reduzindo significativamente os impactos ambientais.


O papel da sustentabilidade no ambiente corporativo

Além de combater o desperdício, o projeto reforça o compromisso do Santander com a sustentabilidade. Alinhada à ISO 14001, a iniciativa não apenas gerencia resíduos de forma responsável, mas também conscientiza colaboradores sobre consumo consciente e práticas sustentáveis.

A parceria com a Comida Invisível trouxe tecnologia e governança ao processo, garantindo a segurança alimentar e certificação de impacto social e ambiental. A startup utiliza uma plataforma inovadora para conectar empresas a mais de 20 mil ONGs, promovendo um ciclo virtuoso de responsabilidade social.

Próximos passos: expandir e inspirar

Com planos de expandir a doação para todos os restaurantes administrados pelo grupo, o Santander demonstra que práticas ESG podem gerar resultados tangíveis e transformadores. Mais do que um projeto, "Alimentando Vidas" é um modelo a ser seguido, mostrando que empresas podem, e devem, ser agentes de mudança na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

O projeto, ganhador da 19ª Edição do Prêmio ABRAFAC, reconhece a importância de iniciativas como essa, que não apenas mitigam os impactos ambientais, mas também alimentam vidas, promovem justiça social e pavimentam o caminho para um mundo mais sustentável.


Autoras do Projeto

Keila HanashiroHead of Hospitality na TOOLS Digital Services – Grupo Santander

Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de serviços em setores como companhias aéreas, hotelaria, catering, eventos corporativos e instituição financeira. Especialista em proporcionar a melhor experiencia aos clientes, liderando equipes e projetos com foco em excelência, melhoria contínua e eficiência.

Atualmente, é responsável pela gestão de Facilities nos serviços de viagens, reembolso, mobilidade, alimentação, serviços de conveniências, recepção, espaços de reuniões e eventos, áudio visuais, controle de acesso, estacionamento e serviços administrativos. Destaca-se por alinhar eficiência operacional à excelência no atendimento, promovendo resultados sustentáveis e inovadores.



Natali Feitosa

Especialista em Premises & Facilities II | Inovação, Implantação e Gestão de Novos Projetos na TOOLS Digital Services – Grupo Santander

Nutricionista especialista em gestão de Facilities e implementação de projetos voltados para inovação e sustentabilidade, com experiência sólida em contratos de alimentação e certificação ISO 14001. Atualmente, é responsável pela liderança de projetos estratégicos que combinam excelência operacional, conformidade regulatória e sustentabilidade.

Sua atuação é marcada pela coordenação de eventos internos, superação de SLAs e indicadores, e entrega de soluções que garantem alta satisfação dos clientes. Com dedicação à auditoria de qualidade e ao avanço contínuo dos serviços, Natali é uma profissional orientada à inovação e comprometida com ações que fortalecem a sustentabilidade corporativa.



Cintia Saade Jardim
Líder de Alimentação na TOOLS Digital Services – Grupo Santander

Profissional com mais de 15 anos de experiência em food services, especializada em gestão de operações e serviços, desenvolvimento de equipes e implementação de estratégias de melhoria contínua.

Atualmente líder de Alimentação na TOOLS Digital Services, possui uma abordagem estratégica que permite otimizar processos e garantir a entrega de serviços de alta qualidade. Sua expertise inclui a análise de KPIs e a implementação de inovações que encantam os clientes, sempre buscando novas formas de aprimorar a experiência em prol de um atendimento diferenciado e altamente personalizado, refletindo seu compromisso com a qualidade, inovação e sustentabilidade.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking