Condor
 

Revolucionando a gestão de ar-condicionado do varejo multisite

Reduza custos, economize energia com a tecnologia preditiva que já otimiza milhares de máquinas

Por Léa Lobo

Revolucionando a gestão de ar-condicionado do varejo multisite

A Diel Energia está transformando o setor de climatização com uma abordagem inovadora e tecnológica para a gestão de ar-condicionado. Em um país tropical como o Brasil, onde sistemas de refrigeração representam até 80% do consumo energético em instalações climatizadas, a solução da Diel não apenas otimiza o uso de energia, mas também reduz custos de manutenção, com impacto direto na sustentabilidade e eficiência operacional.

Conforme destacado por Victor Arcuri, CRO e um dos fundadores da empresa, o ar-condicionado utilizado no setor comercial é responsável por cerca de 10% do consumo energético no Brasil. Além disso, a refrigeração hoje corresponde a 8% das emissões globais de CO2. Essa dependência energética cresce com o aumento das temperaturas globais e a expansão de setores como data centers, varejo e multisites. A Diel Energia encara esse desafio com uma plataforma inovadora que combina Internet das Coisas (IoT), manutenção preditiva e automação inteligente para reduzir o impacto ambiental e financeiro do uso de ar-condicionado.

A Diel começou com sistemas de termoacumulação em 2018, pivotando para soluções preditivas em 2019, ao perceber a necessidade urgente de prevenir falhas e otimizar operações. A empresa desenvolveu sua própria tecnologia, desde hardware até software, criando a plataforma Celsius 360, que integra monitoramento em tempo real e algoritmos inteligentes para prever falhas e ajustar o funcionamento de equipamentos.

"Somos pioneiros em soluções preditivas e hoje contamos com a maior base de dados de ar-condicionado de expansão direta no Brasil, com mais de 50 mil máquinas monitoradas em todos os estados", afirmou Arcuri.

Os benefícios na prática

A Diel Energia atua principalmente no setor de varejo multisite, atendendo grandes redes como Santander, Banco do Brasil e C&A. Os resultados são expressivos: no Santander, a implementação da solução reduziu os chamados técnicos em 46%, o consumo de energia em 20%, e as trocas de compressores em 23%.

Além disso, a plataforma de gestão Celsius 360 oferece insights práticos e fáceis de interpretar. Por exemplo, máquinas em risco são classificadas por cores, permitindo que gestores identifiquem rapidamente prioridades e planejem manutenções de forma eficiente.

A plataforma ajusta temperaturas de acordo com o uso de cada espaço — como caixas, provadores e áreas comuns — e até considera condições climáticas externas para determinar a temperatura ideal, melhorando o conforto térmico e economizando energia.

A empresa não apenas monitora máquinas, mas também integra sua tecnologia a outros sistemas, como plataformas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e IoT. Essa conectividade permite que dados sejam automaticamente transmitidos para abertura de ordens de serviço, reduzindo burocracias e aumentando a agilidade na resolução de problemas.

Victor Arcuri acredita que o futuro da gestão de ar-condicionado está na automação simples e acessível. "Queremos que até a pessoa mais leiga consiga usar a nossa plataforma para tomar decisões eficazes", comenta.

Ao integrar tecnologia IoT própria, com inteligência artificial e uma abordagem orientada por dados, a Diel Energia está preparada para liderar a transformação da gestão de ar-condicionado no Brasil e além, promovendo um equilíbrio crucial entre economia, eficiência e responsabilidade ambiental.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP