Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O elemento essencial em ambientes escolares

Escolas e outros espaços educacionais devem se atentar à um fator essencial para o bem-estar dos residentes.

Por Mateus Murozaki

O elemento mais importante em ambientes escolares

Foto: Divulgação

Não é segredo para ninguém que uma boa sessão de estudo requer concentração e um ambiente confortável o suficiente para que seu foco não seja afetado. Com isso em mente, um dos elementos essenciais é o acústico, pois, como todos sabemos e provavelmente já presenciamos, o barulho pode acabar com uma aula, leitura ou afins.

Além das distrações, ruídos constantes também causam estresse e provocam incômodos, contribuindo para o cansaço e a redução das habilidades cognitivas, impactando não apenas o desempenho dos alunos, mas também seu bem-estar, bem como o dos professores.

Pensando nisso, já estão sendo feitos projetos de escolas visando preservar uma boa acústica, como a Escola Bilíngue Pueri Domus, localizada em uma avenida em Perdizes. Com o constante ruído externo, era necessário que o projeto acústico do local fosse bem elaborado para que não impactasse as atividades.

Foi realizado, então, um projeto de reforma e conforto ambiental junto com os escritórios Perkins & Will e Ca2 Consultores Ambientais Associados, para prover salas com níveis de ruído de fundo e reverberação adequados ao uso do espaço de aprendizado, utilizando soluções de elevado desempenho acústico que proporcionam equilíbrio e qualidade acústica para os ambientes.

Pensando em um aspecto visual, foram aproveitados os elementos soltos no forro para deixar partes da laje e das instalações do edifício à mostra, tornando o revestimento acústico mais dinâmico e lúdico.

As peças acústicas fornecidas pela Ecophon também atingem um ideal sustentável, com certificações ambientais, como EPDs e HPDs. “Somos uma empresa preocupada com o meio ambiente e assume metas para reduzir impactos ambientais – até 2030, a companhia reduzirá em 33% as emissões diretas de carbono e, até 2050, não emitirá mais carbono do que poderá absorver”, explica Fernando Neves, arquiteto e responsável pelo desenvolvimento de mercado de acústica na empresa.

Trata-se de um caso que evidencia como esse elemento, geralmente ignorado ou não tão priorizado, é, na verdade, um dos principais fatores para o sucesso de qualquer construção.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking