TELELOK
 

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Jucimara Carvalho, analista de Facilities da CATA, fala sobre otimização da operação e formatação da área de Facilities Management.

Por Natalia Gonçalves

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Com cerca de dois mil funcionários, a CATA atua no mercado têxtil, como empresa de embalagens para alimentos e fertilizantes, desde 1962. Fundada em Belém do Pará, região Norte do país, hoje a companhia possui duas fábricas na Bahia, em Camaçari e Mata de São João. Apesar do tempo de companhia, a transição da área de Facilities Management (FM) é recente. Quando Jucimara Carvalho integrou o quadro de funcionários da CATA, em outubro de 2020, ela encarou o desafio de aproximar FM das decisões estratégicas.

"Entrei para atuar na gestão de contratos, mas a função não era reconhecida como Facilities. De certa forma, ainda era muito operacional", se lembra Carvalho. De acordo com ela, a partir dos conhecimentos acumulados em outras oportunidades, foi possível formatar a área de Facilities e torná-la reconhecida dentro da organização.

Dentro do escopo de Facilities Management da CATA existe a gestão de táxi, fretamento, manutenção predial, limpeza e conservação, refeitório, portaria e segurança patrimonial. Em 2020, ano em que Jucimara começou na empresa, FM também era responsável por plano de saúde, assistência médica e assistência odontológica.

“Só que chegou uma hora que o escopo não comportava mais benefícios, então precisei que a área de DP (Departamento Pessoal) reassumisse essa parte de benefícios para, justamente, ter um gerenciamento melhor dos outros serviços”, afirma a analista. Cada serviço, ressalta Jucimara, é um universo e, para sair da perspectiva operacional e aproximar-se de uma posição estratégica, a área de FM precisava otimizar as tarefas do dia a dia.

Uma das iniciativas para otimização da operação, neste sentido, foi a criação de um canal para abertura de chamados. Conforme a profissional, antes da padronização de chamados dentro das fábricas, o tempo gasto para atender aos colaboradores prejudicava a realização de outras tarefas. Hoje, existe uma ordem de prioridade dentro de FM, padronização dos prazos de resposta e 100% de retorno aos funcionários.

A operação da CATA funciona na escala 24x7 e, segundo Jucimara, os colaboradores que trabalhavam fora do horário comercial tinham menos contato e engajamento com a equipe de Facilities Management. Contudo, mapear as insatisfações no chão de fábrica é, como explica a profissional, fundamental: “então, a facilitação da abertura de chamados colabora para a escuta ativa e de maior possibilidade de retorno”.

Desta forma, outra ação para compreender as dores dos colaboradores é a realização de rondas no chão de fábrica e no entorno. Os líderes de serviços das fábricas se reportam à Jucimara, que também realiza o acompanhamento presencial das operações com certa frequência. “Eu não consigo conceber uma pessoa de Facilities não conhecer a fábrica, a gente precisa desse contato”, observa Jucimara. Com o objetivo de realizar melhorias contínuas, os dados são utilizados para análises de satisfação dos colaboradores.

A formatação de relatórios gerenciais, como destaca Jucimara, é uma tarefa que contribui para as negociações contratuais, mas também na criação de indicadores necessários. Além da responsabilidade de otimizar a operação, a analista enxerga a ligação direta de FM com o bem-estar dos clientes internos, por isso ela enfatiza a importância dos operadores de limpeza para o sucesso do negócio.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP