Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Jucimara Carvalho, analista de Facilities da CATA, fala sobre otimização da operação e formatação da área de Facilities Management.

Por Natalia Gonçalves

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Com cerca de dois mil funcionários, a CATA atua no mercado têxtil, como empresa de embalagens para alimentos e fertilizantes, desde 1962. Fundada em Belém do Pará, região Norte do país, hoje a companhia possui duas fábricas na Bahia, em Camaçari e Mata de São João. Apesar do tempo de companhia, a transição da área de Facilities Management (FM) é recente. Quando Jucimara Carvalho integrou o quadro de funcionários da CATA, em outubro de 2020, ela encarou o desafio de aproximar FM das decisões estratégicas.

"Entrei para atuar na gestão de contratos, mas a função não era reconhecida como Facilities. De certa forma, ainda era muito operacional", se lembra Carvalho. De acordo com ela, a partir dos conhecimentos acumulados em outras oportunidades, foi possível formatar a área de Facilities e torná-la reconhecida dentro da organização.

Dentro do escopo de Facilities Management da CATA existe a gestão de táxi, fretamento, manutenção predial, limpeza e conservação, refeitório, portaria e segurança patrimonial. Em 2020, ano em que Jucimara começou na empresa, FM também era responsável por plano de saúde, assistência médica e assistência odontológica.

“Só que chegou uma hora que o escopo não comportava mais benefícios, então precisei que a área de DP (Departamento Pessoal) reassumisse essa parte de benefícios para, justamente, ter um gerenciamento melhor dos outros serviços”, afirma a analista. Cada serviço, ressalta Jucimara, é um universo e, para sair da perspectiva operacional e aproximar-se de uma posição estratégica, a área de FM precisava otimizar as tarefas do dia a dia.

Uma das iniciativas para otimização da operação, neste sentido, foi a criação de um canal para abertura de chamados. Conforme a profissional, antes da padronização de chamados dentro das fábricas, o tempo gasto para atender aos colaboradores prejudicava a realização de outras tarefas. Hoje, existe uma ordem de prioridade dentro de FM, padronização dos prazos de resposta e 100% de retorno aos funcionários.

A operação da CATA funciona na escala 24x7 e, segundo Jucimara, os colaboradores que trabalhavam fora do horário comercial tinham menos contato e engajamento com a equipe de Facilities Management. Contudo, mapear as insatisfações no chão de fábrica é, como explica a profissional, fundamental: “então, a facilitação da abertura de chamados colabora para a escuta ativa e de maior possibilidade de retorno”.

Desta forma, outra ação para compreender as dores dos colaboradores é a realização de rondas no chão de fábrica e no entorno. Os líderes de serviços das fábricas se reportam à Jucimara, que também realiza o acompanhamento presencial das operações com certa frequência. “Eu não consigo conceber uma pessoa de Facilities não conhecer a fábrica, a gente precisa desse contato”, observa Jucimara. Com o objetivo de realizar melhorias contínuas, os dados são utilizados para análises de satisfação dos colaboradores.

A formatação de relatórios gerenciais, como destaca Jucimara, é uma tarefa que contribui para as negociações contratuais, mas também na criação de indicadores necessários. Além da responsabilidade de otimizar a operação, a analista enxerga a ligação direta de FM com o bem-estar dos clientes internos, por isso ela enfatiza a importância dos operadores de limpeza para o sucesso do negócio.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking