Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como a IA está revolucionando canteiros de obras?

Tecnologia está promovendo avanços significativos nas construções.

Canteiros de obras modernizados

Foto: Canva.com/ boonchoke

A segurança de um canteiro de obras deve vir mesmo antes de estas começarem. Um projeto de construção precisa levar em consideração todos os riscos, sejam eles riscos para os colaboradores, para as estruturas ao redor, ou até mesmo para o próprio espaço em que a construção será erguida.

Por conta disso, cada vez mais obras estão investindo em sistemas modernos de segurança por vídeo com IA integrada para monitorar suas operações de construção, uma tendência que está rapidamente ganhando popularidade no país: 30% das obras da MRV pelo Brasil utilizam essa tecnologia.

Um caso recente que ilustra bem essa mudança é o da MRV, a maior construtora da América Latina, que contratou a WeSafer, uma unidade digital independente da Avantia, para criar um projeto de segurança digital por vídeo. A iniciativa gerou uma significativa redução de gastos para a empresa, além de proporcionar mais segurança e melhor desempenho na operação.

Após análises, constatou-se que o escopo do projeto deveria ser ampliado para abranger pontos críticos. Assim, o que seria apenas um sistema de videomonitoramento logo se tornou uma oferta completa com três pontos críticos que cobriam o canteiro de obras, o almoxarifado e a sala do engenheiro. Todas as facetas da segurança foram consideradas, desde a cultura organizacional, com a educação dos colaboradores da empresa sobre o cuidado com objetos de alto valor, até a criação de uma cartilha para a adequação de padrões a serem seguidos dentro da empresa.

Modernidade nas obras: qual o papel das IAs?

Os canteiros de obras foram modernizados com a IA sendo utilizada nas imagens e sensores, proporcionando uma camada adicional de segurança contra possíveis perdas de materiais de construção, máquinas, computadores dos engenheiros, etc. A solução também abrange contingências para quedas de energia e falhas na comunicação. Mesmo em situações de ausência de energia elétrica, os sensores ainda são capazes de enviar informações por até 72 horas.

"Nosso foco está em proteger o local, ou seja, prevenir as perdas utilizando tecnologia de ponta para elevar a segurança a um patamar preventivo e inibir possíveis violações. Através da parceria com a MRV, estamos revolucionando os padrões de segurança e implementando um modelo padronizado corporativo na construção civil", comenta Alexandre Chaves, diretor de novos negócios e estratégias da Avantia.

A solução também teve impacto no que diz respeito aos contratos com as seguradoras. Anteriormente, era exigido um investimento em segurança armada, mas a segurança eletrônica passou a ser aceita também como uma ferramenta importante de proteção, reduzindo os custos significativamente e causando uma queda nas tentativas de roubo, com 40 incidentes evitados em 2023.

Julio Cesar Guimarães de Freitas, coordenador de segurança corporativa da MRV, relata que "em seus 44 anos de trajetória, a MRV nunca havia investido de forma tão substancial na área de proteção contra perdas. A introdução da segurança remota demonstra que a tecnologia veio para inibir ocorrências, sendo um componente essencial na estratégia de segurança".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking