TELELOK
 

A transformação digital para o mercado AEC

Tecnologia na Construção: Desafios na adoção de tecnologia na construção civil

O ecossistema do mercado da  arquitetura, engenharia e construção civil (AEC)  é composto por um amplo leque de empresas, que atuam nos segmentos de edificações, plantas industriais e infraestrutura. No atual contexto, as companhias brasileiras vêm investindo na ampliação de seus negócios, mas ainda esbarram em alguns gargalos quando o assunto é adoção de tecnologia na construção.

Entre eles estão a barreira financeira para a implementação de hardwares e softwares, desenvolvimento de treinamentos, além da falta de estrutura e de profissionais qualificados para manutenção desses recursos.

Contudo, a metodologia BIM (Building Information Modeling), que já é uma realidade nos mercados norte-americano e europeu, vem avançando no Brasil com maior celeridade. O BIM é capaz de mensurar o valor do investimento em projetos, fazer a gestão das informações e aprimorar a colaboração e a transparência. A metodologia não só foca no desenvolvimento de projetos, mas acompanha desde o estudo de viabilidade até a manutenção do projeto e experiência do cliente.

Os resultados do BIM impressionam. A metodologia é capaz de reduzir custos de 10 a 20%; garantir a precisão no orçamento em até 27%; diminuir o tempo de execução de projeto de 10 a 40%; e reduzir os erros no projeto em até 80%.

Graças a essas diversas vantagens, a tendência é de crescimento cada vez mais acelerado da metodologia apoiada por diversas soluções que vem justamente com o objetivo de suprir os principais desafios do setor.

Principais desafios para a implementação de tecnologia na construção

Para que possa se manter competitivo diante da rápida transformação digital que vivemos, o mercado de AEC tem enfrentado novos desafios como dados analógicos desconectados, que geram falta de visão para tomada de decisão; fluxo de trabalho fragmentado, no qual tem-se perda de informações que geram omissões, retrabalho e, consequentemente, aumento de custos; falta de padrões, que ocasionam mais tempo de projeto e mais custos operacionais; e equipes distribuídas e isoladas, o que gera falta de transparência e alinhamento entre as partes.

Além disso, o setor também enfrenta outros grandes desafios como a necessidade de aperfeiçoar o controle de ativos, aprimorar a experiência do cliente e a rastreabilidade, bem como reduzir o impacto ambiental.

Quando se trata de sustentabilidade, uma das demandas do mercado é a redução de papel nas obras a fim de acompanhar as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), que hoje são uma tendência. Com a metodologia BIM alinhada a tecnologia é possível reduzir em até 97% esse problema, tendo mínimo impacto social e ambiental.

A evolução tecnológica vem atuando diretamente nesses desafios para apoiar toda cadeia de processos do setor de AEC, e atualmente dispõe de soluções que realizam a gestão de projetos, o controle das informações e da comunicação, e a análise de custos.

Ao colocar todas as partes envolvidas em um projeto trabalhando no mesmo modelo, diminui-se consideravelmente os erros em seu desenvolvimento, o que pode impactar em milhões de custos reduzidos com retrabalho.

As soluções também ajudam a mitigar riscos graças ao acompanhamento em tempo real, melhorando a qualidade, a segurança e a produtividade dos projetos de engenharia e construção.

Desta forma, fica clara a necessidade de pensarmos constantemente na transformação digital no setor para que os negócios não sofram por falta de adaptação a um novo mundo tecnológico.

* Amanda Thomaz é Head de AEC da Pars, distribuidora de softwares referência em soluções para o mercado de AEC.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O prédio que virou  cartão-postal

[Real Estate] Edifício B32 na Avenida Faria Lima, feito por um dos nomes históricos da construção, manda zero lixo para aterro, compra apenas 10% da água consumida e economiza 25% de energia

BeerOrCoffee agora é Woba

Novo conceito é equilibrar as vidas profissional e pessoal, derivado do termo "Work-life Balance"

O FM frente a gestão de estádios

Semana de futebol em estádios diferenciados. Que tal fazer um exercício de como você administraria FM num equipamento esportivo!?

O FM frente a gestão de estádios

Semana de futebol em estádios diferenciados. Que tal fazer um exercício de como você administraria FM num equipamento esportivo!?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP