Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Mecalor lança marca Klimatix

Marca é uma nova divisão de negócios criada para competir no mercado de ar-condicionado

A Mecalor apresentou ao mercado uma nova divisão de negócios para atuar exclusivamente nos segmentos de HVAC, sigla em inglês para (Heating, Ventilating and Air Conditioning) e Data Center. Recém lançada, a Klimatix estreia com uma linha própria de produtos de refrigeração de precisão e conforto. "Desenvolvemos uma nova linha de equipamentos totalmente padronizada para atender o mercado de ar-condicionado", afirma Georges Szegö, gerente da Klimatix.

A ideia é separar da marca Mecalor tudo relacionado ao mercado de ar-condicionado. "Esse segmento tem necessidades bem distintas tanto em termos de máquinas, quanto de atendimento comercial e suporte técnico", explica Georges Szegö.

"A Mecalor já está no mercado há mais de 60 anos e é reconhecida pelo seu atendimento à indústria, com máquinas especiais e necessidades mais específicas, onde lidamos diretamente com o cliente final. No ar-condicionado há outro tipo de demanda e outros canais de distribuição, pelos quais precisamos olhar não apenas o cliente final, mas também os instaladores e projetistas", completa o executivo.

COMPETITIVIDADE

Hoje esse mercado é atendido pelas maiores empresas do mundo fabricantes de ar-condicionado. "É extremamente competitivo e com margens mais baixas em geral, mas acreditamos que podemos atuar e colaborar, porque temos bons diferenciais como tecnologia em eficiência energética, máquinas específicas para o segmento e garantimos o melhor pós venda do mercado e ações de missão crítica", destaca Georges.

A Klimatix chega com uma linha de produtos compatíveis com mercado de ar-condicionado, e traz a cultura das Mecalor de "não deixar nunca o cliente na mão", ao disponibilizar uma estrutura eficiente de atendimento pós-venda. "Por que ligar para a Klimatix e não para os grandes players? Porque vamos atender você do começo ao fim", garante Szegö. Ele enfatiza que no segmento de data center as ações de missão crítica são ainda mais imprescindíveis.  

MERCADO

A Klimatix atenderá os mercados já tradicionais no ar-condicionado; como edifícios comerciais, shopping centers, hospitais e mais os data centers. A marca vai comercializar uma linha de produtos para água gelada, com várias capacidades e diferentes tecnologias, como chillers scroll convencionais, e chillers de mancal magnético, de altíssima eficiência; resultado de uma parceria da Mecalor com a empresa canadense Smardt.

"Nós acreditamos muito no potencial de vendas desse mercado de alta eficiência para o Brasil, porque a empresas buscam cada vez mais redução do gasto com energia e do consumo de água", avalia George Szegö. Segundo ele, a Klimatix já segue as novas portarias do Immetro, quanto a fabricação de equipamentos de alta eficiência, especialmente para edificações.

DATA CENTER

Para o mercado de ar-condicionado de precisão, voltado ao setor de data centers, a Klimatix trabalha com chillers de alta eficiência, comercializando climatizadores de precisão; os self-contained e toda linha de fan coils de água gelada, inclusive as unidades mini.

Parceria com a Smardt

O Chiller Turbocor® é fabricado pela empresa americana Smardt, líder global em chillers isentos de óleo, e comercializados com exclusividade na América Latina, exceto México, pela Mecalor S. A.

É um equipamento com ampla eficiência energética, a partir do uso do compressor Turbocor, que utiliza uma tecnologia inovadora de centrífugos de mancais magnéticos. As peças não se tocam, portanto sem o atrito, nem o desgaste, não há necessidade de uso de óleo para funcionar.

Com o controle eletrônico de rotação e capacidade, o Turbocor permite, assim, redução no consumo de energia de até 50%, em relação aos chillers convencionais.

Fotos: Divulgação




Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking