Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O FM frente a gestão de estádios

Semana de futebol em estádios diferenciados. Que tal fazer um exercício de como você administraria FM num equipamento esportivo!?

Estamos com a bola rolando no Qatar, Copa do Mundo 2022 em pleno mês de novembro, atípico para nós os amantes da bola. Nossos olhares se voltam para os jogadores, tabelas de jogos, quem será o melhor jogador, quem será a zebra etc.  Mas vamos fazer o exercício de voltarmos nossos olhares para essas belíssimas arenas que foram construídas para a Copa do Mundo no Qatar e pensar "como os FMs conseguem administrar essas arenas?".

Um desafio e tanto trabalhar nas operações dessas arenas, no Qatar alguns estádios foram construídos do zero e outros passaram por grandes reformas e após o torneio irão se tornar verdadeiras arenas multiusos.

O mundial do Qatar tem 8 sedes em um raio de até 70 km o que torna a Copa do Mundo mais compacta da história.

O país construiu 7 arenas do zero e promete, um show de modernidade e tecnologia aos espectadores de todo o mundo.

Uma das atrações é o controle de temperatura na parte interna dos estádios já que o país do Oriente Médio sofre com o forte calor.  Os estádios possuem tecnologias avançadas de refrigeração no qual irão garantir temperaturas agradáveis durante toda a partida do jogo para os jogadores quanto para os torcedores.

As arenas foram campo de teste de tecnologias inovadoras, como reconhecimento facial, acesso para os deficientes, software de gestão de manutenção e iluminação.

Alguns dos estádios que foram construídos ou reformados após o término da Copa terão sua capacidade reduzida e as estruturas serão doadas para os países em desenvolvimento ou com pouca estrutura esportiva.

Temos como exemplo, o Al Thumana Stadium (Doha, Qatar) que depois do torneio será transformado em uma clínica esportiva e um hotel.  O Lusail Iconic Stadium (Lusail, Qatar) será palco da final da Copa do Mundo 2022 e após será transformado num centro comunitário com escolas, lojas e clínicas médicas.

Um dos projetos mais inovadores é o Ras Abi Aboud Stadium (Doha, Qatar), que foi construído com blocos modulares, containers e estruturas completamente removíveis, que será completamente desmontado após o fim dos jogos.

A sustentabilidade foi prioridade do Ahmed bin Ali Stadium (Al Rayyah, Qatar), por ficar na extremidade do deserto do Qatar, foi priorizado a preservação da natureza.

Acompanhe este vídeo no YouTube e veja as complexidades dos projetos.  Acesse aqui.

Fotos: Divulgação



Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking