TELELOK
 

Inserir sustentabilidade no dia a dia da gestão dos imóveis corporativos reduz custos e atrai locatários

Especialistas da JLL apontam benefícios de uma estratégia ESG e como implementá-la nos empreendimentos

Os planos para mitigação das mudanças climáticas vão passar a fazer parte da realidade das empresas do ramo imobiliário, e também de outros setores da economia, por conta da exigência do Decreto Federal 11.075, de 19 de maio de 2022. Conectada às melhores práticas do mercado, a JLL compartilha um pouco da sua expertise nesse setor no podcast "ESG com Luciana Arouca".

A JLL já assumiu seu compromisso: zerar as emissões de carbono de suas operações globais até 2040. As ações já estão em curso para o atingimento dessa meta e a sustentabilidade faz parte do dia a dia do negócio. No segundo episódio do podcast, a diretora de Sustentabilidade da JLL conversou com Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades da JLL, sobre as vantagens de se inserir a sustentabilidade na gestão dos empreendimentos corporativos. Uma delas é a economia de recursos como água e energia, que reduzem custos e tornam o edifício mais competitivo na atração de locatários.

"Nós temos o olhar treinado para identificar oportunidades de renovação de equipamentos e processos para aumentar a eficiência operacional", diz o executivo.

Martins afirma que proprietários, investidores e locatários buscam cada vez empreendimentos preocupados com as questões envolvendo ESG e a mitigação de impactos, não só do ponto de vista ambiental, com coleta seletiva de lixo, energia verde, reúso de água, mas também sob o aspecto social e a relação com o entorno. 

"É uma preocupação real da cadeia, de pensar o que vai ser melhor para o futuro e, a partir daí, traçar um plano de melhorias. Temos bons cases, muitos edifícios buscando certificação. É uma reflexão que todas as pessoas deveriam fazer: como eu quero deixar o mundo no futuro?", destaca o diretor de Gerenciamento de Propriedades.

Economia circular é tendência em alta

Luciana pontua que, muitas das iniciativas que hoje acontecem de forma voluntária nos empreendimentos vão passar a ser obrigatórias com o avanço de questões regulatórias, a exemplo do Decreto Federal 11.075. Assim, tendências como a economia circular devem se consolidar. 

"A economia circular é o futuro. Não temos como jogar nada fora, não existe fora. É necessário devolver o resíduo em forma de produto para a economia. Isso contribui para geração de emprego e renda, que compõem de forma relevante esse pilar do S de ESG", diz a executiva da JLL.

Um desafio, porém, é encontrar bons parceiros nessa cadeia, segundo Martins. "Buscamos soluções para a transformação de resíduos. Fazemos coleta de itens específicos, como lâmpadas, eletrônicos, óleo de cozinha, bitucas de cigarro, com resultados importantes, mas ainda é muito concentrado no eixo Rio-São Paulo. Vários clientes buscam, por exemplo, ter relatórios de resíduos com especificação do que descartam, e a gente já faz e é disponibilizado nos contratos, mas há dificuldade em encontrar novas parcerias", finaliza. 

Ouça o podcast aqui.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP