Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Destaques da 26ª edição do Ranking GPTW Brasil 2022

As 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil em 2022, foram reveladas em uma premiação presencial de muita celebração e alegria

No dia 17 de outubro, realizou a 26ª edição de uma das maiores premiações do mundo do trabalho: o Ranking GPTW Brasil 2022. No evento, anunciaram quais são as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, e reconhecimento dos esforços e avanços na construção de ambientes de trabalho melhores para as pessoas, para os negócios e para a sociedade.

Nesta edição do Ranking das Melhores Empresas GPTW Brasil, 4.000 empresas participaram do processo de pesquisa e 60% conquistaram a certificação de bom ambiente de trabalho.

Dessas, apenas 3,75% chegaram ao ranking das 150 Melhores! Uma premiação concorrida, desafiadora e que não é para qualquer empresa. Quem chega lá, merece celebrar bastante e em alto estilo, não é?

Novidades

Além da premiação das 150 Melhores, algumas novidades foram divulgadas, entre elas o reconhecimento de 15 empresas com a Certificação Saúde Emocional pela Jungle, empresa do ecossistema Great People e parceira do GPTW, reforçando a importância de inserir o tema na pauta corporativa e contribuir, de verdade, para um mundo do trabalho mais saudável psicológica e emocionalmente. 

Um exemplo disso é que 90% das organizações premiadas indicaram que adotaram práticas relacionadas à saúde mental e bem-estar nos últimos 20 meses. 

A escolha das empresas foi feita com base numa ferramenta exclusiva desenvolvida pela Jungle, e a avaliação das premiadas contou também com a análise da The Turing, outra empresa Great People, além de grupos de pesquisa dos Estados Unidos e Canadá.

Contou com a participação de Carolina Pimentel, CEO da Geração Social - Consultoria e Assessoria em ESG e Sustentabilidade, do ecossistema Great People -, reforçando a importância de uma atuação estratégica e sustentável nas organizações.

Por fim, o evento também contou com o lançamento do livro 25 Anos de História da Gestão de Pessoas e Negócios nas Melhores Empresas para Trabalhar, escrito por Daniela Diniz, Diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do GPTW, e publicado pela Editora Primavera. A obra, rica em dados, análises e estatísticas, revela como as organizações estão se adaptando ao novo mundo do trabalho e por que as Melhores Empresas para Trabalhar são uma bússola nesse movimento de transformação.

Na foto, Ruy Shiozawa (CEO da Great People) e os pais de Tatiane Shirazawa celebram com ela a sua nova posição de CEO do GPTW Brasil.

Mudanças no Great Place to Work Brasil

Ruy Shiozawa, agora CEO do Ecossistema Great People, passou o desafio de liderar o GPTW Brasil para Tatiane Shirazawa, que assume a posição de CEO do GPTW Brasil e estará à frente da missão de apoiar as empresas na transformação dos ambientes de trabalho.

Em seus 18 anos de GPTW, Tatiane se destacou por se posicionar sempre de forma próxima, acessível e humana. Por ser uma gestora focada em desenvolvimento de pessoas e, ao mesmo tempo, com um senso analítico muito apurado por ser extremamente orientada às estratégias do negócio.

Destaques do Estudo das 150 Melhores

Dentre os dados do estudo de 2022, vale destacar que a taxa de rotatividade das premiadas (6%) é 3% menor que nas empresas não premiadas (9%), além de ter um turnover voluntário de 5%, enquanto nas não premiadas essa taxa chega a 12%.

A flexibilidade de horário, local de trabalho e jornada também se destaca nas premiadas: 77% das empresas indicaram possuir jornada híbrido e 87% dispõem de horário flexível para funcionários(as) da organização.

E o que faz as pessoas permanecerem nas melhores? Os principais motivos apontados são:

  • oportunidade de crescimento;
  • qualidade de vida;
  • e alinhamento de valores.

Por fim, não podemos deixar de destacar o Índice da Velocidade de Inovação (IVR), indicador desenvolvido pelo GPTW para medir o nível de inovação das empresas entre acelerado, funcional e atrito/fricção.

Dentre as premiadas no Ranking GPTW Brasil 2022, a maioria está nos estágios mais avançados - 33% estão no acelerado e 49% no funcional -, enquanto a maioria (60%) das não premiadas está no estágio de atrito/ficção.

Isso mostra que empresas que investem em melhorar sua cultura organizacional e implementar boas práticas focadas nas pessoas também são mais inovadoras, característica fundamental para se destacar e até mesmo sobreviver no mercado atualmente.

Esses dados e muitos outros sobre o perfil de quem trabalha nas Melhores, como está a diversidade nas empresas, quais práticas e benefícios estão implementados e o que faz as pessoas permanecerem nessas organizações, você encontra no estudo completo.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DAS EMPRESAS PREMIADAS


Fotos: Alexandre DiPaula

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking