Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

TIVIT investe em ações voltadas para ESG

Empresa consome 100% de energia limpa em seus data centers

A TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, mantém diversas ações voltadas para ESG, o que demonstra seu compromisso com todos os públicos em contato com a empresa, como clientes, colaboradores, comunidade em que está inserida e fornecedores/parceiros de negócio.

"A agenda ESG, por ter abrangência internacional, faz parte do dia a dia das grandes empresas, independentemente do seu setor de atuação. Com a TIVIT, isso não é diferente, e estamos dedicados a crescer de forma sustentável em todos os aspectos do negócio, escolhendo inclusive parceiros com esse mesmo propósito", diz Tatiana Lorenzi, Diretora de Pessoas e Cultura da TIVIT. Veja abaixo as principais ações de ESG da empresa.

Casa dos Ventos

A TIVIT deixou de emitir 2.308,82 toneladas de dióxido de carbono (CO2) no ano passado por ter adotado a geração de energia eólica no último trimestre de 2021. A produção proveniente dessa matriz energética limpa vem do Parque Eólico do Vento São Mizael, no Rio Grande do Norte, e se dá por meio de uma parceria com a Casa dos Ventos, Vulcabras e Fundo Perfin. A iniciativa foi reconhecida pelo mercado, com a conquista do prêmio Google Cloud Global Social Impact Partner of the Year, referente a 2021, na categoria Sustentabilidade.

"É um impacto enorme, já que seriam necessárias mais de 16 mil árvores para o volume que deixou de ser emitido pela TIVIT nos últimos três meses de 2021", explica Paulo Freitas, CFO da TIVIT. A diminuição das emissões de carbono deve ser maior neste ano, pois contemplará todos os quatro trimestres, e não apenas o último, como ocorreu em 2021. A TIVIT passou a consumir 100% de energia limpa em seus data centers, que estão entre os maiores da América Latina. Há inclusive excedente de produção dessa energia, que já está sendo injetada na Rede Elétrica Nacional, ajudando a neutralizar a pegada de carbono do Brasil.

SGA - Sistema de Gestão Ambiental

Há, ainda, outras iniciativas da TIVIT voltadas para o Meio Ambiente - o E, de ESG. A criação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) surgiu da necessidade de ter uma área dedicada ao tema ambiental, além de prestar apoio à equipe de excelência operacional na certificação ISO 14001. No SGA, a TIVIT faz a gestão ambiental de toda a empresa, como gerenciamento de resíduos sólidos, trâmites com órgãos ambientais, monitoramento de indicadores ambientais, documentações, atendimento a requisitos legais, entre outros temas. Essa nova área ajuda a TIVIT a garantir o cumprimento da legislação em vigor, bem como contribui para integrar a gestão ambiental nas atividades diárias, promovendo a reutilização, reciclagem e redução do consumo de recursos, o que minimiza os impactos ambientais.

Todos os sites da empresa já têm balança e resíduos pesados, conforme o tipo e a geração. De acordo com o controle interno da empresa, foram destinados 45% dos resíduos à reciclagem em 2021. A TIVIT oferece kit de sustentabilidade para que seus funcionários utilizem menos plástico. Desde 2021, o kit está disponível para todos os colaboradores, com entrega já no onboarding. Em todos os escritórios da empresa, não é mais disponibilizado plástico descartável.

Acelera Devs

A empresa mantém o programa de formação Acelera Devs - Mulheres, preparando esse público com conceitos e linguagens de programação por meio de trilhas de conhecimento, mentorias e atuação em projetos reais da empresa, com direito a benefícios, como bolsa-auxílio, assistência médica e reembolso para cursos e certificados.

Na primeira edição, 50 mulheres foram qualificadas no processo seletivo, que avaliou lógica de programação e soft skills, entre outras competências. Após seis meses, 21 delas concluíram o curso, tornando-se desenvolvedoras, com contratação pela TIVIT e por outras empresas de tecnologia. Contando com as formadas no Acelera Devs, a empresa contratou 285 mulheres nos últimos meses.

"As empresas exercem papel social importante e precisam criar meios para ampliar a participação das mulheres e de outras minorias. A formação de talentos, sem dúvida, é uma das melhores formas de contribuir com a sociedade, além de suprir a demanda do mercado de tecnologia", diz Tatiana Lorenzi, Diretora de Pessoas e Cultura da TIVIT.

Instituto

A empresa forma anualmente uma turma do Instituto TIVIT, projeto da companhia com foco no preparo de jovens de escolas públicas para entrar no mercado de trabalho. Desde 2017, quando o projeto foi criado, 31% dos alunos estão em experiências profissionais ou estudando em universidade. Muitos alunos saem do projeto já fazendo parte de processos seletivos de grandes empresas. Na última edição, dos 35 participantes, 17 já estavam em processos, e, durante a cerimônia de formatura, cinco deles receberam a notícia de que foram aprovados e estavam empregados.

Doação para montagem de estúdio em escolas públicas estaduais

A empresa viabilizou neste ano a aquisição de equipamentos para a montagem de estúdio na Escola Estadual Professor Leopoldo Santana, localizada no bairro Capão Redondo, na zona sul da cidade de São Paulo. A ação foi feita pelo Instituto TIVIT em parceria com a Furukawa Electric e a Klint. O Instituto TIVIT, braço social da empresa, constrói e mantém relacionamento com escolas públicas a fim de preparar os jovens estudantes para entrar no mercado de trabalho.

A iniciativa foi realizada por meio do Programa Green IT, da Furukawa, que tem como foco a preservação do meio ambiente com a coleta e destinação adequada de cabos eletrônicos e de energia descartados pelas empresas. Esse material é encaminhado pela Furukawa para reciclagem, enquanto as empresas que aderem ao programa, como a TIVIT, recebem uma bonificação em forma de cheque verde, que pode ser revertido em doação para uma instituição.

A TIVIT destinou 2,5 toneladas de cabos para doação, e o valor revertido no cheque verde foi integralmente utilizado para a compra dos equipamentos eletrônicos do estúdio, como câmera, microfones, computador e aparelho de ar-condicionado. Parte desse dinheiro foi gasto no revestimento acústico. A Klint apoiou na parte fiscal e no reembolso junto à Furukawa.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking