Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Cada edifício e cada elevador são únicos e por isso a manutenção é necessária

Prover uma melhor experiência e informações inteligentes fazem parte da gestão

Sem os elevadores, a vida urbana não teria conseguido chegar em andares tão altos. Eles são um componente importante de muitos edifícios e a boa manutenção dos elevadores é uma das melhores formas de cuidar desse investimento. O serviço certo para o elevador também pode oferecer uma experiência personalizada, com mais informação para proprietários, síndicos e gestores de edifícios, e ferramentas inteligentes para os técnicos de serviço.

"Cada edifício e cada elevador é único, e oferecer opções personalizadas que são adaptadas a edifícios ou instalações específicas é crucial. A utilização de um edifício pode mudar com o tempo e ter uma equipe técnica bem treinada e empenhada significa ser capaz de analisar as características físicas e o desempenho do equipamento para proporcionar o máximo tempo de funcionamento e passeios seguros e confortáveis para os passageiros", ", destaca Fernando Peiter, Diretor de Marketing e Vendas da Otis para América Latina.

Os clientes devem ter suas necessidades compreendidas para que seja proposto o serviço correto para a manutenção. "Depois que o elevador é instalado, é preciso uma série de cuidados para garantir o seu bom funcionamento. Sem dúvidas, o mais importante é a realização da manutenção preventiva periódica, para garantir a correta operação do equipamento, além de uma vistoria completa uma vez ao ano", completa Peiter.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de manutenção serve para garantir que todos os componentes estão funcionando como deveriam. Ela inclui constantes vistorias na cabina, poço do equipamento e casa de máquinas; revisão de peças como o motor e seus rolamentos, o sistema de freio da máquina, as polias e os cabos de tração; inspeção regular da tensão dos cabos de aço; limpeza do poço do elevador; lubrificação, entre outros.

"A longo prazo, a manutenção preventiva se prova bem mais econômica, uma vez que não afeta o funcionamento do prédio tanto quanto a corretiva. Já a manutenção corretiva acontece quando o elevador está fora de serviço por questões técnicas e precisa ser consertado o mais breve possível. Nesses casos, os técnicos responsáveis precisam identificar e reparar o ocorrido para que o elevador volte a funcionar. Um serviço de qualidade não se trata apenas de uma mudança eficiente; trata-se de uma melhor experiência no dia a dia para síndicos, administradores e todos que passam pelo edifício", finaliza Peiter.

Fernando Peiter, Diretor de Marketing e Vendas da Otis para América Latina.

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking