TELELOK
 

O que são KPIs?

Qual sua importância para as empresas?

O KPI (Key Performance Indicator), que em português seria: Indicador Chave de Desempenho, são os indicadores de desempenho de uma empresa e proporcionam ao principal executivo da empresa acompanhar se sua estratégia está sendo cumprida, se os valores projetados para seu negócio estão se concretizando, e assim poder assumir o verdadeiro controle da empresa.

Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice (normalmente representado por um número) que retrate o andamento do processo no todo ou em parte dele.

É uma ferramenta muito utilizada por executivos e gestores da maioria das empresas, pois através deles, conseguem gerenciar seus resultados, equipes, e revisar o planejamento e até mesmo a estratégia da empresa, buscando sempre o desempenho sustentável dos negócios.

Alguns dos principais indicadores utilizados são o de produtividade, qualidade, estratégicos e financeiros.

Na gestão financeira trabalha-se bastante muito com os KPI's, pois o Financeiro hoje é a área que consegue medir praticamente o resultado da empresa como um todo. Os mais utilizados hoje são: Vendas, Custo, Margem Bruta, por produto, Ponto de Equilíbrio, Lucratividade, Endividamento de Curto e Longo prazos, Recebimentos, Inadimplência, entre outros.

Sem dúvida, é uma ferramenta de grande importância na gestão das empresas e a sua utilização precisa seguir algumas recomendações como:

- Indicadores que devem ser priorizados.
- Ter poucos indicadores, mas os mais relevantes para o negócio.
- Quanto menor o número de indicadores, mais focada será a atuação e gestão.
- Compartilhar os indicadores com todos os envolvidos.
- E calcular, preparar o quanto antes, para ser instrumento de tomada de decisão.

Análise dos KPIs: O processo de mensurar as ações e os resultados devem fazer parte de uma prática frequente, que possibilite a comparar resultados e melhorar a elaboração de planejamentos estratégicos. É importante que as informações coletadas para essa mensuração sejam confiáveis e seguras, e para isso nada melhor do que observar os indicadores de gestão em tempo real, sempre atentando para a maturidade dos seus processos.

Dessa forma, você pode trabalhar com esses indicadores e procurar fazer de uma forma simples, assim verá que realizar uma boa gestão de KPIs e o principal: de forma simples, clara e objetiva.

Portanto, seguindo a máxima do "Não se gerencia o que não se mede" (William Edwards Deming), a implantação dos KPI's é de suma importância para o gerenciamento de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

E você já teve contato ou trabalha com KPIs? Acesse o site da AGV Gestão e conte um pouco da sua experiência, a empresa garante excelência no diagnóstico e sem compromisso.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solidez, credibilidade, aconchego

Por dentro do projeto do novo escritório do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, assinado pela CLS Arquitetas Associadas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP