Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

No mês do meio ambiente o estúdio Perkins&Will

Lança plataforma de design sustentável e resiliente


No mês do Meio Ambiente, o estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will lança a  nova plataforma de design sustentável e resiliente com o objetivo de estabelecer diretrizes para um futuro melhor. Guiada por uma estrutura chamada de Living Design, a página foi idealizada por Douglas Pierce, Diretor Global do Laboratório de Pesquisa de Resiliência da Perkins&Will e membro do American Institute of Architects.

O site apresenta uma série de estratégias para a criação de espaços mais saudáveis, que promovam o equilíbrio entre o bem-estar humano e ecológico em todos os níveis. "Como designers, damos o nosso melhor quando contamos histórias positivas e edificantes sobre o nosso futuro através dos lugares e espaços que criamos. Hoje, o futuro da humanidade está em jogo, e o mundo está desesperado por uma nova história", salienta Douglas Pierce.

Com base em pesquisas, esses projetos podem perdurar, se adaptar, promover a biodiversidade e ajudar a vida a prosperar em escala individual e comunitária. Como, por exemplo, a transformação de uma antiga usina de açúcar, em Dublin, em um centro de inovação e construção de comunidade, um destino cultural e um espaço de trabalho compartilhado.

Para o desenvolvimento dos projetos são observados de perto as necessidades e objetivos dos usuários do espaço, além das complexidades ambientais, sociais e econômicas da localização da futura construção. A partir daí, são identificados os principais indicadores de desempenho do projeto, tirados do próprio Living Design Index da Perkins&Will, bem como de certificações externas, como LEED, Living Building Challenge, RELi, WELL, Fitwel e Passive House.

"A sustentabilidade não deve mais ser um diferencial de um projeto, mas sim um item obrigatório, algo que faça parte do DNA do conceito desde o início", afirma o arquiteto Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo. "No nosso estúdio, todos os arquitetos devem ter certificação LEED ou WELL. É uma forma de garantir que o raciocínio da sustentabilidade esteja envolvido em todas as etapas de criação, fomentar a troca de ideias a respeito do tema e enriquecer os argumentos em prol da sustentabilidade nas discussões com nossos clientes", explica.

Juntas, essas estratégias trazem soluções que vão desde a redução do uso de energia até a melhoria da saúde humana, aumento da biodiversidade e equidade social. O resultado são projetos personalizados e mais conectados com o universo natural e com menor impacto no meio ambiente. 

​Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking