Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Trocar os carpetes apenas quando saem de moda?

Depreciação do ativo de seis anos pode ser estendida para até 10 anos - ou mais, se você fizer isso...

Bens e ativos empresariais têm vida útil limitada, que pode ser mais ou menos longa, dependendo da manutenção e cuidados com que sejam tratados. Carpetes, especificamente, representam um alto investimento que, em geral, é esquecido depois da instalação e pagamento e, muitas vezes, sequer integram a relação de ativos fixos. Sendo assim, dificilmente, gestores alocam um budget específico para sua manutenção adequada e o resultado pode ser sua substituição constante e precoce. Considerando-o que o custo médio de compra e instalação, do carpete, pode chegar a quase R$ 600 mil em um espaço de 3000 m² - por exemplo - a falta de planejamento de manutenção pode significar prejuízo relevante para as empresas.

Obviamente, carpetes ficam sujos e chegam até a mudar de cor com o tráfego de pessoas, os respingos de café e a poeira acumulada. Porém, está comprovado que um plano de higienização regular aumenta significativamente sua vida útil por vários anos, sem incorrer em custos altíssimos. A estimativa de uma depreciação de seis anos pode ser estendida para até 10 anos - ou mais.

Esta redução relevante de custos começa com o desenvolvimento de um Plano de Cuidados Total, desde a instalação do revestimento.

Prevenção X intervenção

O carpete não é apenas um elemento de decoração. Na verdade, ele tem funções bem mais importantes. Ele absorve ruídos e reduz a ampliação do som, o que é importantíssimo nos ambientes corporativos para que não haja interferência na concentração dos colaboradores.

Os carpetes também proporcionam amortecimento, o que diminui a possibilidade de fadiga e lesões repetitivas em colaboradores e visitantes que permaneçam longos períodos em pé.

Finalmente, o carpete filtra basicamente detritos, partículas e muito mais, prendendo a sujidade profundamente em suas fibras e mantendo-a fora do ar circulante.

Com o tempo, porém, a sujeira se aloja na base do carpete, danificando as fibras, diminuindo sua capacidade de desempenho. Embora a aspiração diária ou programada seja essencial para remover a poeira no nível superior, ela não é suficiente para garantir a limpeza e higienização. Com o tempo o carpete apresentará sinais de desgaste e terá uma aparência constantemente suja.

Algumas empresas especializadas serão capazes de restaurar um carpete neste estado, fazendo-o parecer quase novo. Mas a melhor solução, e mais a mais econômica, é evitar o problema, com um programa que vai além da simples aspiração.

A milliCare oferece um tipo de manutenção preventiva - e patenteada - que envolve a higienização com polímero a seco e evita a substituição precoce do carpete. Como o próprio nome indica, a limpeza a seco de carpetes não depende do uso excessivo de água para umedecê-los, seguido da extração do líquido misturado à sujeira. Ao invés disso, utiliza apenas um pouco de umidade para ativar as ligações entre compostos secos e os detritos germinativos indesejados. Os compostos podem, então, ser retirados da base do carpete, deixando as fibras ultra limpas.

Realizada duas ou três vezes por ano - dependendo de estudos de atividade e tráfego nos locais acarpetados -, a limpeza a seco milliCare pode higienizar e revitalizar completamente o carpete. De fato, muitos gestores descobriram que seus carpetes permanecem como novos, muito depois de saírem de moda, o que significa que, às vezes, são substituídos apenas pelo componente estético.

Esperar é sempre mais caro

O ideal, portanto, é estabelecer um Plano de Cuidados Total para os espaços acarpetados dos empreendimentos comerciais e corporativos, desde a instalação. Quanto mais a limpeza profunda for adiada, menor a possibilidade de prejuízo.

Os técnicos da milliCare podem executar a  limpeza restauradora nos pontos negligenciados e trabalhar com gestores no plano de manutenção regular que incluirá o estudo de trafego em cada área do empreendimento, o fornecimento do kit spot e treinamento das equipes de limpeza para a remoção de manchas e o plano mais adequado de aspiração para cada espaço. Esta é, sem dúvida a única maneira de higienizar e prolongar vida útil dos carpetes, com a certeza de que eles manterão aparência de quando foram instalados.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
milliCare coordena Câmara da ABRITAC

[Vitrine Facilities] Objetivo é normatizar procedimentos e produzir um Guia Técnico de Manutenção de tapetes, carpetes e capachos

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking