Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Projeto de retrofit reduz 30% do consumo de energia do Robocop

Edifício também conquistou reduções significativas no gasto com manutenção e operação

Famosa por modernos e imponentes complexos corporativos, a região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no bairro do Brooklin, em São Paulo, entrou de vez no rol dos endereços mais conhecidos e cobiçados da cidade no fim dos anos 90, com o lançamento do Complexo Corporativo Centenário. Apelidado de Robocop, graças à sua fachada de metal com um quê futurista, tornou-se referência de vanguarda no entorno. E para manter-se em linha com a inovação que sempre o caracterizou, a BR Properties, uma das maiores companhias de investimento em imóveis comerciais do Brasil e proprietária do empreendimento, investiu em um retrofit com foco na modernização e eficiência da construção, além de buscar uma redução dos custos operacionais, visando aumentar o conforto do usuário. 

Com investimento de cerca de R$ 12 milhões, o projeto, reconhecido pelo Prêmio Master Imobiliário deste ano, contou com soluções da Johnson Controls para viabilizar ou aprimorar a automação predial, o controle de acesso, o CFTV (circuito fechado de TV), além de promover uma melhor performance do ar-condicionado. 

A modernização do complexo, feita com o prédio em operação, resultou em uma diminuição de aproximadamente 30% no consumo de energia. "Isso equivale a R$ 40 mil reais por mês. Além disso, tivemos reduções significativas no gasto com manutenção e operação", aponta Lucio Soares, Gerente Predial na BR Properties. Segundo ele, como a automação e algumas etapas do projeto foram finalizadas no início da pandemia, não sendo possível medir os resultados com todo o sistema integrado e em pleno funcionamento, o impacto na redução de gastos com energia pode ser ainda maior. 

Para além do consumo de energia, a tecnologia da Johnson Controls transformou também a nova central de ar-condicionado do prédio, com o emprego do moderno e compacto chiller com mancal magnético. Por se tratar de um equipamento mais leve, eficiente energeticamente e com baixa manutenção, resultou em uma redução de custo e integração simples com o sistema de automação e infraestrutura elétrica. 

Totalmente alinhado ao momento, o controle de acesso do empreendimento também foi modernizado, dispensando o uso de cartões e sendo realizado agora por biometria facial. A novidade é capaz ainda de medir a temperatura corporal e checar o uso de máscara. "O sistema nos trouxe agilidade operacional e integração, além de apoiar a triagem manual e garantir o distanciamento social do colaborador que faz a medição e os usuários que frequentam o empreendimento", analisa Soares. 

"As soluções implementadas pela Johnson Controls tiveram impacto relevante em inovação e estão diretamente relacionadas à eficiência energética e confiabilidade operacional dos equipamentos", analisa. "A automação com a solução totalmente integrada nos trouxe a facilidade de entender e diagnosticar rapidamente vários problemas que poderiam causar desconforto e gerar reclamações. Tivemos, por exemplo, uma redução significativa nas reclamações relacionada ao conforto térmico que acaba sendo um dos grandes vilões de um edifício", completa o Gerente Predial na BR Properties. 

Thiago Ribeiro, Coordenador de Serviço e Operações da divisão Tecnologia e Soluções de Construção da Johnson Controls, ressalta que o trabalho no Complexo Corporativo Centenário foi muito além de uma renovação estrutural. "Houve uma mudança de conceito, com um controle maior do ambiente de forma integrada e de fácil acesso, conferindo inteligência sem igual ao empreendimento." 

​Foto: Divulgação BR Properties


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking