TELELOK
 

Transtornos mentais no trabalho: 472 mil afastamentos em um ano acendem alerta

Relatório da GPTW aponta como gestão do bem-estar dos colaboradores está diretamente ligada à retenção de talentos e à produtividade

Por Redação

Transtornos mentais no trabalho: 472 mil afastamentos em um ano acendem alerta

Foto: Canva.com/ dragana991


O Brasil registrou, em 2024, o maior número de afastamentos por transtornos mentais da última década, com 472 mil licenças concedidas. Um aumento, segundo o Ministério da Previdência Social, de aproximadamente 67% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário alarmante, a saúde mental no ambiente de trabalho se tornou uma questão estratégica para as empresas.

A partir de 26 de maio de 2025, as organizações serão obrigadas a identificar riscos psicossociais e implementar medidas para a prevenção de transtornos mentais, conforme a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é garantir condições adequadas para os profissionais e evitar doenças decorrentes de sobrecarga de trabalho, assédio e ambientes organizacionais tóxicos.

De acordo com o Relatório de Tendências da Great Place to Work (GPTW), a saúde mental já aparece como a segunda maior prioridade das áreas de Recursos Humanos para 2025, ficando atrás apenas do desenvolvimento de lideranças. O estudo também destaca que a gestão eficaz do bem-estar dos colaboradores está diretamente ligada à retenção de talentos e à produtividade, dois fatores essenciais para a sustentabilidade dos negócios.

A pesquisa da GPTW aponta que 32% das empresas enfrentaram desafios significativos relacionados à saúde mental em 2024, e 31% destacaram o desenvolvimento de lideranças como uma questão prioritária. Além disso, organizações que investem em treinamentos para gestores têm maior capacidade de prevenir ambientes tóxicos e reduzir o impacto do estresse no trabalho.

Outro dado relevante do relatório indica que empresas que possuem políticas estruturadas de bem-estar apresentam menor taxa de turnover e maior engajamento dos colaboradores. Setores como saúde, tecnologia e serviços foram os que mais apontaram a saúde mental como um fator crítico na gestão de pessoas.

A pesquisa revela ainda que as empresas que investem em lideranças capacitadas têm mais sucesso na criação de ambientes saudáveis. Além disso, uma comunicação interna eficiente é determinante para o engajamento dos colaboradores e para a construção de uma cultura organizacional positiva.

Congresso InfraFM 2025

Para gestores de pessoas e facilities, a mensagem é clara: cuidar da saúde mental dos funcionários é uma estratégia essencial para manter a produtividade e reduzir afastamentos. Empresas que priorizam o bem-estar corporativo colhem benefícios como maior comprometimento dos times, melhor clima organizacional e menor índice de turnover.

Saiba como transformar essa necessidade em uma prática consolidada na cultura empresarial. No 20º Congresso InfraFM, Aline Navarrete, Head of Facilities, Workplace & Real Estate na Serasa Experian, e Roberto Vilaronga, Gerente Sênior de Infra Predial, Manutenção, Obras e Facilities na Vivo, discutirão “Liderança com significado e o propósito do Facilities Manager” com cases inovadores. Para saber mais informações, clique aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP