Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Crescimento sustentável e os desafios da manutenção predial no Brasil

Hoje não basta apenas oferecer serviços, é preciso entregar valor real para os clientes!

Por Léa Lobo

A Wechsel, empresa especializada em gestão e manutenção predial integrada, está em plena expansão, consolidando sua presença em 22 estados brasileiros e atendendo a mais de 40 empresas. Com um time de aproximadamente 600 colaboradores, a companhia tem se destacado pela combinação de gestão, controle, supervisão eficaz e inovação tecnológica aplicada às suas operações. Em conversa com Willian Braga da Rocha, CEO da Wechsel, ele compartilhou os desafios do setor e as estratégias da empresa para continuar crescendo de forma sustentável.

“Nosso foco sempre foi garantir um serviço de manutenção predial eficiente e transparente pautado na confiança e credibilidade. Enfrentamos um grande desafio: “a necessidade constante de redução de custos” e trazer para essa equação um equilíbrio sustentável e confiável onde as entregas sejam realizáveis com a eficiência necessária. Nos deparamos no mercado com empresas que vendem muito bem no papel, são excelentes em apresentações e dashboards, mas na prática não conseguem entregar o que prometem, por falta de capacitação técnica e compromisso de seus colaboradores. É necessário ter processos e procedimentos que garantam de fato a implantação do projeto contratado”, afirma Willian. Para ele, o diferencial da Wechsel está na confiança e na relação de longo prazo com os clientes.

Crescimento sustentável e os desafios da manutenção predial no Brasil

Foto: Divulgação

Um dos desafios apontados por Willian é a precificação dos serviços. “Muitas empresas entram em concorrências oferecendo preços impossíveis de serem mantidos. No final, acabam não conseguindo entregar a qualidade esperada, gerando frustração para os clientes", explica. Ele conta que ao se deparar com propostas financeiras inviáveis, opta por manter sua linha de trabalho focada na eficiência e na segurança operacional.

O setor de manutenção predial também enfrenta escassez de mão de obra qualificada, em áreas técnicas de modo geral, um bom exemplo são os técnicos na área de climatização. “Não encontramos técnicos de ar-condicionado disponíveis e prontos para o mercado. Precisamos treiná-los internamente. Hoje, temos um programa de capacitação que já formou diversos profissionais, inclusive atuando dentro dos nossos clientes", relata.

Outro ponto crítico é a burocracia e os altos custos para atuar em determinados segmentos que primam por qualificação e segurança em suas operações. Um bom exemplo são os aeroportos. "O processo de entrada para executar serviços em aeroportos é extremamente complexo e demanda conhecimento e experiência. As concessões cobram valores altos, impõem rigorosos processos de segurança e exigem treinamentos que demandam tempo e investimento. Quem não conhece esse funcionamento pode acabar não entregando o escopo contratado e no fim prejuízo", exemplifica o CEO.

O trabalho da Wechsel tem sido consistentemente reconhecido pelo mercado contratante. A empresa tem figurado entre os finalistas do prêmio Indicados InfraFM nos últimos anos e, por cinco anos consecutivos, foi eleita pelo Bradesco como a melhor empresa de gerenciamento e/ou manutenção predial do banco. "Vale destacar que o Bradesco conta com grandes fornecedores nessa área, o que torna esse reconhecimento ainda mais significativo para nós. Nosso trabalho é pautado em melhoria contínua e é gratificante ver que os clientes reconhecem essa dedicação. Estamos comprometidos com a evolução constante, investindo em tecnologia, inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, e estamos prontos para os desafios que virão", enfatiza Willian.

Foto: Divulgação | Indicados InfraFM 2024 - Equipe da Wechsel e cliente "O Boticário"

Apesar dos desafios, a Wechsel segue crescendo. Recentemente, fechou novos contratos, incluindo um dos maiores hubs da América Latina, o MRO da LATAM, iFood, prédios e centros comerciais. "Estamos investindo e ampliando nossa atuação na área de gerenciamento de serviços especializados e engenharia, trazendo uma visão mais integrada para os nossos clientes", afirma Willian.

Para o futuro, a empresa pretende continuar investindo em tecnologia e treinamento, fortalecendo sua posição no mercado. "A credibilidade e a transparência são os pilares que garantem contratos de longo prazo. Hoje, não basta apenas oferecer serviços, é preciso entregar valor real para os clientes", finaliza.

A Wechsel estará presente na 12ª Expo InfraFM, o maior evento de Facility Management da América Latina. Visite o estande da empresa e conheça de perto as soluções inovadoras para gerenciamento de serviços especializados em manutenção predial. Clique aqui e faça já seu credenciamento!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde