Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Luciano Emmanuel Ferreira Luizetto

Conforto térmico em ambientes de escritório

Benefícios do curso - Primeiramente tenho de pontuar o benefício cultural e acadêmico. É o dia a dia profissional do FM colocado na faculdade, sendo estudado, no sentido de conhecimento e gestão, confrontando a prática com grandes teorias. 

Em segundo, preciso comentar o benefício sobre a “experiência do usuário”. O alto nível de abordagem no MBA/USP - GF, inclusive com relação à integração edifício-usuário, bem como gestão dos processos prediais, levou-me a atuar melhor com foco na experiência do usuário. Não podemos esquecer que o escritório é o nosso segundo lar e a experiência que passamos no prédio, ou ainda a vivência nele, deve ser a melhor. Em suma, o usuário quer algo maior e menos tangível: uma boa experiência. Isso o FM deve proporcionar. Se em uma ponta temos o usuário, na outra temos as instalações prediais. Tudo deve estar funcionando, tudo deve ser provido para nos sentirmos bem dentro de uma edificação. Isto agrega valor ao empreendimento e à nossa gestão. O FM tem também a tarefa de encontrar o equilíbrio entre a maximização do valor para os usuários e a minimização dos custos para o empreendimento, um grande desafio diário.

Tese da monografia - Minha monografia foi sobre “Conforto térmico em ambientes de escritório”, e esclarece os pontos de conforto humano, relação da temperatura do ambiente com o desempenho no trabalho e produtividade, bem como aspectos relacionados à QAI – Qualidade do Ar Interior. 

Gerentes de Facilidades têm interesse na qualidade de ar em ambientes, pelo uso racional do sistema, conforto e, consequentemente, melhor consumo de energia. Por outro lado, as empresas desejam conforto aos funcionários e redução de absenteísmo e afastamentos por problemas de saúde. 

O conteúdo da monografia trabalha exatamente com esses pontos ligados aos padrões adequados de saúde, em ambientes de escritórios, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo. O estudo de caso está vinculado a uma pesquisa, com avaliação das condições de um escritório em São Paulo, com base nos parâmetros normatizados de conforto térmico.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduado em Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado pela FEI e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Responsável pela manutenção e operação predial de um complexo comercial de mais de 400 mil m² de área construída e 185 mil m² de área verde. Atualmente sou Gerente do Departamento de Manutenção, Op. de Utilidades e Obras do Cenesp – Centro Empresarial de São Paulo. Possuo 18 anos de experiência na área de projetos, obras, manutenção predial, gestão de contratos e Mercado Livre de Energia. Gerencio um budget de mais de R$ 10 milhões/ano do departamento, com constante atuação sobre o mercado, chegando a gerar economia da ordem de mais de R$ 2 milhões/ano (em 2016) com a revisão da operação predial e a revisão de contratos.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking