Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Andrea de Menezes Caldas Ribeiro

Gerenciamento de facilidades em centros equestres

Benefícios do curso - Com o MBA/USP - GF, além de elevar o nível do meu currículo com um curso da Poli, tive muitas portas abertas no âmbito profissional, pois, o curso aumentou o meu networking em todas as direções.

Em termos de conhecimento, a bagagem técnica que adquiri, aliada à prática, tornou-me uma profissional completa para encarar qualquer desafio e apta para atuar em qualquer segmento.

As oportunidades profissionais, sem dúvida, aumentaram bastante, pois, o MBA/USP - GF no currículo tem um peso muito grande no mercado e faz com que o recrutador sinta-se mais seguro ao entrevistar um profissional desse nível. Uma vez que Gerenciamento de Facilidades é uma área tão complexa, nada melhor que contratar alguém que além da prática tenha uma formação técnica de primeira linha para respaldar sua atuação.

Tese da monografia - Minha tese foi sobre “Gerenciamento de facilidades em centros equestres”.

Este trabalho teve por objetivo apresentar um campo de atuação novo para o Gerente de Facilidades, nesse caso, os Centros Equestres. Tendo em vista que um GF é um profissional especializado e com base acadêmica, muito pode contribuir para o sucesso do negócio, pois, com o uso de conhecimentos teóricos de Gerenciamento de Facilidades aplicados à prática, é possível manter, e até mesmo aumentar, a qualidade dos serviços prestados. 

Os Centros Equestres são empreendimentos que oferecem um grande leque de atuação para o Gerente de Facilidades, que tem nesta tipologia de empreendimento a oportunidade de desenvolver todo seu talento e assegurar um excelente negócio para os proprietários e um agradável centro de convivência para os usuários. 

Assim, fundamentado no conceito de qualidade em serviços, o trabalho proposto pela minha tese indicou diretrizes de Gerenciamento de Facilidades em Centros Equestres e a intenção foi apresentar um campo promissor de atuação para o GF, bem como uma forma concreta de perenidade do negócio.

Perfil

Tenho Mestrado Profissional Latu Sensu pela Poli-USP em Gerenciamento de Facilidades e graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi.

Atualmente sou PwC – Facilities Manager e tenho experiência de 20 anos na área de facilities, real estate e administrativa em empresas multinacionais e de grande porte em toda sua extensão: utilidades, estacionamento, portaria, limpeza, segurança, CFTV, controle de acesso, manutenção de sistemas e equipamentos, controle da qualidade de ar interno, malote, paisagismo, serviços de recepção, táxi, frota de veículos, telefonia móvel e fixa, política de viagens, logística, suprimentos, almoxarifado, layout, seguro patrimonial, copa, restaurantes, gerenciamento de contratos e terceiros e budget. Atuei também no gerenciamento de: área de compras; área de serviços exclusivos de empresas de auditoria e consultoria como DPT (Departamento de Processamento de Texto) e gráfica; e área do pool de secretárias da empresa, composto por aproximadamente 70 secretárias.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking