Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Elevador na nuvem?

Descobrimos o que há de mais inovador em transporte vertical.Vem com a gente!

Por Érica Marcondes


Julio Bellinassi, Presidente da Otis para América do Sul

Quando é a hora de modernizar um elevador ou uma escada rolante? Sabia que já existe no mercado tecnologias que permitem economizar de 40% a 70% de energia e ainda acabar com as filas na hora de acessar o transporte vertical no seu empreendimento nos horários de pico? E que já é possível atualizar esteticamente uma porta de elevador antigo em apenas um dia? 

Para conhecer de perto todas as essas inovações, visitamos a matriz da Otis em São Bernardo do Campo (SP), onde também estão localizados o centro de engenharia e controle de testes e a fábrica inaugurada em 2013 que atende toda a América do Sul. É lá que o CompassPlus é produzido: sistema de gerenciamento de destino que pode ser instalado antes ou durante um projeto de modernização de elevador. “O sistema gerencia o tráfego de passageiros até 50% mais rápido do que os sistemas convencionais. E também funciona perfeitamente integrado com o sistema de segurança do edifício para gerenciar o acesso aos andares”, explica Julio Bellinassi, Presidente da Otis para América do Sul.

Ao reagrupar de maneira dinâmica os elevadores de acordo com demanda de tráfego daquele momento específico, além de produzir relatórios diários que especificam tempo de viagem e tempo de espera, a solução se mostra como um “papa filas” – um dos principais desafios hoje dos facilities managers de edifícios comerciais – e ainda ajuda a economizar energia.

A boa notícia é que agora eles também podem contar com o Drive Regen. A energia, que seria desperdiçada na forma de calor em um banco de resistores durante a frenagem do elevador, realimenta a rede elétrica interna do edifício, podendo ser reutilizada por outros elevadores, iluminação, ar condicionado etc. Aliando o CompassPlus ao Drive Regen, é possível obter uma economia de 40% a 70% de energia.

Outra solução inovadora é o Porta Inova™: substituição das antigas portas batentes por automáticas, melhorando a segurança e o conforto dos usuários. A instalação é rápida e segura, sem a necessidade de obras civis, reduzindo custos com pinturas de paredes e outras adequações. Segundo Bellinassi, é possível realizar essa atualização em apenas um dia.

Internet das Coisas

Além de fabricar equipamentos de última geração, a Otis é responsável pela manutenção de cerca de 2 milhões de elevadores, que transportam a cada três dias o equivalente à população terrestre. Estamos falando de um tema bastante importante para a companhia, que vem investimento maciçamente em software e hardware para revolucionar o mercado de serviços em transporte vertical. Trata-se de um projeto mundial da empresa, que recentemente firmou uma parceria com a AT&T e a Microsoft para a digitalização de todo o negócio: centralizar na nuvem informações valiosas e disponibilizá-las para os seus engenheiros, técnicos e clientes, e ainda oferecer aplicativos muito customizados para as necessidades desses usuários. Ou seja, vêm mais novidades por aí.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking