Condor
 

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG".

Por George Barcat

Método de incorporação do critérios ESG nos processos decisórios

Imagem: Canva.com/ Khaosai Wongnatthakan 


Os critérios ESG servem para orientar uma empresa na arte de avaliar as consequências (impactos positivos e negativos) de suas ações e inações sobre o meio ambiente, a sociedade e a própria empresa.

A avaliação deve ser arquitetada e concretizada de tal forma que os seus resultados sejam simultaneamente úteis para a própria empresa (definição de diretrizes, metas e práticas) e para seus stakeholders, em especial, acionistas, clientes e agentes financeiros.

Confira artigo anterior: Qual é a corda bamba do ESG?


Atualmente, existem centenas de frameworks ESG ; isto revela que, apesar de algumas convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar e tampouco sobre como avaliar o que está sendo feito.

É fácil ver que analisar tudo isso e decidir o que fazer é como caminhar em um denso e extenso cipoal sem ter um facão afiado. Pois bem, o método que apresentamos aqui foi concebido para ser este facão.

A seguir descrevemos os passos do método e, ainda que óbvio, reforçamos que eles devem ser conduzidos pela alta direção:
- O primeiro passo é reunir as diretrizes ambientais, sociais e de governança da empresa em uma única política, chamada, por exemplo, de Política de Desenvolvimento Sustentável.
- O segundo passo é escolher pelo menos dois ou três frameworks para criar uma Escala de Avaliação constituída de Índices e Indicadores que possibilitem a avaliação do cumprimento das Diretrizes a partir dos critérios ESG selecionados.  
    Esta Escala é a espinha dorsal do método e, no próximo artigo, daremos detalhes de sua estrutura e operação.
    Também mostraremos como ela possibilita que uma empresa efetue um único programa para integrar o ESG com o GRC (Governança, Risco e Compliance).

- O terceiro passo, é elaborar um questionário para realizar o 1º Ciclo de Medição dos Índices e Indicadores. 
- O quarto passo é avaliar os Índices e Indicadores a fim de verificar em que medida as diretrizes da Política de Desenvolvimento Sustentável estão sendo cumpridas. 
- O quinto passo é usar os resultados da avaliação para aperfeiçoar a Política e as Metas de Desenvolvimento Sustentável bem como as práticas destinadas a materializar tais diretrizes e metas. 
    Sendo assim, a Escala de Avaliação das ações de Desenvolvimento Sustentável funciona como um GPS, isto é, um Guidelines Positioning System.
- O sexto passo é distribuir os passos anteriores em um Ciclo PDCA do Processo Decisório do Conselho e da Diretoria.

Este método, além de propiciar a integração do ESG com o GRC, propicia:
- A organização holística de todos os indicadores da empresa, diminuindo o número de dashboards, BIs etc. e, também, de reuniões.
- A transformação do Relatório de Sustentabilidade em um artefato de desenvolvimento de estratégias e planejamentos, o que faz dele algo ainda mais importante do que um documento de prestação de contas.

Por fim, o método também inclui procedimentos e ferramentas, baseados na abordagem comportamental. Essa abordagem parte do seguinte princípio: os processos decisórios não são puramente lógicos e racionais, pois são intensamente afetados por fatores psicológicos, cognitivos e sociais, geralmente ocultos (ou varridos para debaixo do tapete): emoções, vieses, atalhos mentais, autointeresse, pressões etc. Falaremos sobre isso no quarto e último artigo desta série.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP