Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

Por Natalia Gonçalves

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Após pouco mais de três anos como coordenadora de Facility Management da Raízen, Aline Cardoso Amá foi convidada a ocupar o cargo de especialista da área. Durante a pandemia de Covid-19, em agosto de 2020, ela começou na empresa com o desafio de liderar um time de 20 pessoas. “Precisei me desafiar em vários sentidos: aprender a delegar, conduzir reuniões de feedback, desenvolver a empatia e, acima de tudo, ser um exemplo para os meus liderados”, comenta.

Como especialista, ela viu a oportunidade em agregar valor para a área: “trazendo inputs e provocações atualizadas sobre o mercado para os nossos escritórios de diversas localidades do Brasil”. Para Aline, o maior desafio em Facility Management é construir diariamente uma visão que agregue valor e experiência no ambiente de trabalho, com discussões estratégicas espaciais e culturais.

Antes de trabalhar na Raízen, Amá foi contratada pelo time de Facility Management da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) como nutricionista.  Na oportunidade, ela foi responsável por gerir e trazer soluções para o restaurante recém-inaugurado do Edifício Odebrecht São Paulo. “Entrei em Facilities Management através da área de Alimentação, em 2014, e me orgulho muito disto”, destaca.

Desta forma, ela buscou as melhores soluções nas operações relacionadas à área de alimentação. Isto é, garantir a melhor relação entre custo e qualidade dos serviços prestados.  “Por mais que estava em um escopo nicho, meu líder e pares estavam inseridos em Facility Management e pude, ao decorrer dos anos, conhecer e me apaixonar pela área. Quando percebi, estava descrevendo meu cargo como Facility Manager!”, se lembra.

Na OEC, ela percebeu como a formação em nutrição poderia contribuir com outras áreas. Aos poucos, conheceu mais de perto os serviços de hospitalidade, limpeza, mensageria, recepção, comunicação e eventos, enquanto gerenciava o orçamento dessas áreas e realizava a melhoria contínua dos processos. Ainda no restaurante, ela gerenciava a infraestrutura que contava com uma cozinha de 561m² e uma cafeteria de 138m².

"Minha formação elevou o nível do serviço de copa, no âmbito de segurança alimentar e composição nutricional dos itens. Era uma operação das 7h às 20h, com uma média de 40 mil atendimentos por mês, com coffee breaks simultâneos espalhados pelos 18 andares e almoço para alta liderança. Aliás, incluindo cardápios específicos para autoridades de diversas nacionalidades!", conta Aline.

Durante a transição de carreira, ela teve medo de deixar a faculdade e a profissão que escolheu para trás. No entanto, segundo Aline, é certo que mudanças acontecem ao longo de qualquer trajetória profissional. “Diante delas, é comum que nossa primeira reação seja o questionamento, o medo ou até a resistência para aceitar o novo. Mas percebi que a nutrição e o cuidado com as pessoas fazem parte de mim e servem de base em tudo que faço”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP