Condor
 

Gerenciamento de Facilities: como criar padrões?

Cushman & Wakefield compartilha quatro pontos essenciais.

Por Cushman & Wakefield

Gerenciamento de Facilities: como criar padrões?

Foto: Divulgação

O Gerenciamento de Facilities tem como foco diário manter em condições ideais de operação grandes edificações, como complexos multiuso, shopping centers, condomínios, escolas, lojas, agências bancárias, lajes corporativas, parques/clubes de lazer etc.

Mas não é só o cuidado com a infraestrutura e o asseio desses ambientes que colabora para a boa experiência dos que utilizam o espaço. Existem diversos passos de planejamento e organização para que todos os serviços sejam executados e, principalmente, gerenciados.

A “padronização de processos” é muito importante dentro de nossas operações e na Cushman & Wakefield o tema é explorado ao máximo para que os serviços de gestão obtenham o melhor resultado para o contratante e, consequentemente, benefícios para o cliente final.

Além da metodologia de busca por aprendizado contínuo, apresentamos aqui alguns pontos importantes para que a operação de Facilities tenha um caminho simplificado e com controle adequado.

A padronização de processos, resumidamente, é uma forma de organizar, formalizar ações administrativas, otimizar as rotinas e demonstrar as atividades realizadas pelas equipes de maneira uniforme.

Diante dessa definição, como podemos, em pequenos passos, trabalhar padrões?

•    Organizar: inicialmente precisamos conhecer as necessidades da operação, elencando prioridades e focando em solução para os desafios levantados. Trabalhar com uma visão clara e priorização irá trazer para a mesa os principais pontos que necessitarão ter um padrão definido para sequenciamento.

O uso de ferramentas como: Excel, Planner, Asana ou até um “to do list” dividido com a equipe poderá ajudar e muito a operação a evoluir em organização.

•    Formalizar: quando recebemos algum documento, quase sempre observamos a montagem e qualidade do material, não é mesmo? Dessa forma, nossa dica é trabalhar com templates definidos, que levem a identidade da área ou empresa. A primeira impressão é a que fica, quando o material é bem feito, já sai na frente e chama a atenção de quem está avaliando.

Ao iniciar um trabalho com um novo cliente ou até internamente, geramos templates padronizados para os principais assuntos, por exemplo, se a operação terá muitas reuniões podemos trazer um modelo de ATA de reunião padronizada com principais pontos abordados na agenda e plano de ação, ou um cronograma com principais marcos de entregas para o período de implantação etc.

•    Otimizar: seguir com uma mentalidade de ganho e eficiência poderá ser um ponta-pé inicial bem valioso, então avalie ações repetitivas nas equipes, por exemplo: rondas e check-lists são atividades corriqueiras, vale estudar e direcionar melhor a lista dessas tarefas.

O uso de automação do processos com ferramentas de gestão pode ser uma ótima saída. Na Cushman & Wakefield, o Portal de Facilities reduziu o tempo com impressões. A lista de atividades rotineiras foi padronizada para dar mais mobilidade ao time executor.

•    Demonstrar: um trabalho bem executado deve ser apresentado com bons relatórios e indicadores adequados para cada operação. Com o uso de Power Point para apresentações adequadas a cada situação e ferramentas como BI – Business Inteligence, nossos times demonstram suas entregas e trabalham dashboards personalizados.

Apesar de os temas serem usuais e básicos, nem sempre são práticados da maneira correta. E, certamente, a ausência desses quatro pontos muito simples pode levar a operação/gestão a erros que poderiam ser evitados.

Outro impacto da falta de metodologia na gestão dos serviços de Facility Management é a impropriedade em defender necessidades reais da área, já que não há um registro adequado para demonstração aos stakeholders e alta liderança. Isso é gerado pela falta de organização, documentação e formalização dos processos e métodos básicos para área.

Metodologia Cushman & Wakefield

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário. Conte com nossos experts para potencializar o seu negócio com uma proposta personalizada para sua operação.

Saiba mais.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP