TELELOK
 

Aficionado por Inovação e Tecnologia

Cassio Pereira do MAM Rio de Janeiro, detalha a importância da área para o negócio do museu, enquanto instituição sem fins lucrativos, mas que precisa de recursos

Para ilustrar um pouco de como é a atividade de FM em museus, a revista InfraFM convidou Cassio Pereira, Gerente de Operações e Tecnologia do Museu de Arte Moderna – MAM, do Rio de Janeiro, para falar do seu dia a dia profissional. Cassio nos contou que é um aficionado por inovação e tecnologia e por isso iniciou carreira na área de Tecnologia da Informação, com sistemas e infraestrutura de rede, prestando consultoria em médias e grandes empresas nacionais e multinacionais. Disse que aprendeu e se desenvolveu muito ao trabalhar com excelentes profissionais e mentores nas empresas das Organizações Globo. Em 2013, o executivo aceitou um novo desafio que definiria o rumo da sua carreira: Coordenar a área de Operações e Tecnologia no então recém-inaugurado MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, momento em que conheceu o universo de Obras de Arte, conservação e preservação de acervos museológicos, e bibliográficos, e toda infraestrutura e tecnologias envolvidas para manutenção de patrimônio tombado. E em 2020, foi convidado pelo Diretor Executivo do MAM Rio – Fabio Szwarcwald, a integrar a equipe e reformular a Gerência de Operações e Tecnologia. Acompanhe:

Quais foram os desafios e os caminhos para a implantação da sua área?
Primeiro foi necessário reestruturar a área de Operações e TI. Precisei literalmente “arregaçar as mangas” e fazer um benchmark a fim de descobrir os nossos principais desafios da instituição. Precisei implantar um Plano de Manutenção Predial e um cronograma de execução da manutenção, e realizar reformas estruturais, elétricas, e hidráulicas, para sairmos de um cenário de manutenções reativas, e mudarmos para uma proativa – preditiva, preventiva e corretiva. Também foi necessário coordenar todas as ações para finalmente viabilizar a execução do programa de eficiência energética, patrocinado pela Aneel/Light, para a instalação de uma usina fotovoltaica em toda laje do Museu, que trará uma economia no ano de até 60% na conta de energia. Além disso, para cuidar de todo o entorno do Museu, a fim de preservar o patrimônio e trazer segurança no acesso ao Museu, foi preciso criar pontes com as entidades públicas do entorno do Museu: IPHAN-RJ, as Secretarias da Prefeitura para preservação do meio ambiente, Assistência Social para pessoas em situação de rua, e o Aterro Presente. Todo este plano de ação e de melhorias contínuas está diretamente relacionado com a preservação dos nossos três tipos de acervos: Museológico, Documental e Fílmico.

Como está estruturada sua área?
A área de FM é constituída de uma equipe multidisciplinar, que atua na manutenção predial e conservação patrimonial, climatização, segurança patrimonial - CFTV, Segurança e Brigada, Tecnologia - help desk, sistemas e rede, Limpeza e Jardinagem, e no atendimento ao público.  Em 2020, a Gerência de Operações e Tecnologia reestruturou e assumiu todas as equipes das áreas supracitadas e direciona as atividades para a preservação da arquitetura do Museu, bem como a conservação dos nossos acervos de obras de arte. 

Quais são os maiores benefícios da sua área para os usuários?
Mesmo sendo um Museu privado, as ações do MAM Rio proporcionam o acesso a arte, cultura e educação, tanto no meio físico como em todas as nossas plataformas digitais - totalmente de graça! E para o acesso às exposições, implantamos um programa de contribuição sugerida. Ao adquirir o ingresso, o visitante pode contribuir se puder, e o quando desejar. Isto é a democratização de acesso à cultura, a arte e a informação. E em geral, o público fiel que consome Arte, contribui para visitar as exposições e mostras de cinema, e nos ajuda a manter este excelente programa. E desta forma conseguimos proporcionar um ambiente acolhedor, seguro, e confortável para colaboradores e visitantes do Museu.

Qual a importância da área para  o negócio fim do museu?
Nossa área de Facility Management é o pilar de sustentação para que as unidades de negócios consigam desenvolver e realizar as atividades de Educação, Arte e Cultura, Comunicação; e fazemos a convergência entre todas as áreas de Conservação e Preservação de acervos, documentação e filmes, Administrativo, Eventos, às Diretorias Executivas e Artísticas, para realização desses programas, curadorias e ações para a sociedade. Fornecemos a base para que todos os setores responsáveis consigam adotar as boas práticas de ESG - Ambiental, Social e Governança, na instituição.

Uma mensagem para os colegas da área sobre como podemos desenvolver ainda mais a atividade de FM no Brasil.
Além de manter o core business da empresa, o gestor da área de FM precisa buscar incansavelmente a inovação, tecnologia, e a melhoria contínua nos serviços. Este investimento potencializa o crescimento de sua empresa e quando aliadas às boas práticas de ESG, demostra a preocupação e a responsabilidade para o desenvolvimento da empresa e da sociedade ao seu entorno. Sobretudo neste momento, num cenário pós pandêmico, com a economia mundial ruída, onde todo e qualquer recurso precisa ser otimizado. As empresas que seguirem esta cultura, poderão fazer a diferença e se destacar no mercado. Ter a oportunidade de apontar para empresa algumas iniciativas como a emissão zero de carbono, energia limpa, água de reuso, e outras boas práticas para a sustentabilidade, contribuirão para o sucesso na gestão de FM.  


Cassio Pereira, Gerente de Operações e Tecnologia do Museu de Arte Moderna – MAM.

 

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP