19º Congresso InfraFM
 

Royal Canin e Mars Wrigley em um mesmo escritório

Royal Canin e Mars Wrigley em um mesmo escritório, um projeto de retrofit que promoveu integração entre os times e os negócios, além da redução de custos.

Royal Canin e Mars Wrigley em um mesmo escritório

Foto: Divulgação


​Por mais de um século, a Mars Incorporated é movida pela crença de que o mundo que querem amanhã começa com a forma como fazem os negócios hoje. Essa ideia está no centro da empresa familiar global. Hoje, segundo Harvey Millar, CEO da Mars Wrigley no Brasil, a companhia está se transformando, inovando e evoluindo de forma a afirmar o seu compromisso de causar impacto positivo no mundo. No portfólio de produtos e serviços de chocolates, gomas, balas, alimentos e petcare - diversificado e em expansão - o grupo emprega 133.000 associados dedicados e caminhando na mesma direção. Com $40 bilhões em vendas anuais, produzem algumas das marcas mais queridas do mundo, incluindo M & M's®️, SNICKERS®️, TWIX®️, PEDIGREE®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, BEN'S ORIGINAL T️ e WHISKAS®️; além de cuidar de metade dos animais de estimação do mundo por meio dos serviços de saúde para animais de estimação AniCura, Banfield Pet Hospitals T️, BluePearl®️, Linnaeus, Pet Partners T️ e VCA T️.

A empresa sabe que só podem ser verdadeiramente bem-sucedidos se seus parceiros e as comunidades em que operam também prosperem. Dessa maneira, os cinco princípios da companhia são: Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade.

Plinio Oliveira, Anselmo Galo e Harvey Millar

Plínio Oliveira; Coordenador de Facilities da ROYAL CANIN Brasil, Anselmo Galo; Coordenador de Facilities da Mars Wrigley Brasil e Harvey Millar, CEO da Mars Wrigley no Brasil
Foto: Divulgação


Recentemente, a empresa finalizou um projeto de retrofit, que foi pilotado por Plínio Oliveira, Coordenador de Facilities da ROYAL CANIN Brasil, e Anselmo Galo, Coordenador de Facilities da Mars Wrigley Brasil.

Faz aproximadamente três anos que a empresa vinha discutindo a possibilidade de unir os dois segmentos (ROYAL CANIN e Mars Wrigley) em um mesmo escritório. A chegada da pandemia e a redução das jornadas presenciais tornaram esse projeto viável. Com isso, iniciaram os trabalhos em novembro de 2020. A ideia principal do projeto foi promover integração entre os times e os negócios além da redução de custos.

O estudo de viabilidade foi feito três anos antes do início do projeto. Nele, foi analisado as possibilidades de desmobilizar o escritório da Mars Wrigley e da ROYAL CANIN e uni-los em um outro local. Porém, após um estudo mais aprofundado, optaram por entregar o office da ROYAL CANIN, situado no bairro Vila Olímpia, e fazer o retrofit no ambiente da Avenida Paulista, onde fica a sede da Mars Wrigley. Isso só foi possível graças a mudança na política de home office, que tornou o modelo de trabalho híbrido. Com isso, os líderes do projeto disponibilizaram ambientes sem a necessidade de alocar todos os colaboradores simultaneamente. O tempo para a execução desse projeto foi de oito meses.

Para Plínio Oliveira e Anselmo Galo, os  principais desafios para a implementação do projeto foram garantir a identificação de cada marca dentro do office, assegurar que implementação de demandas que surgiram no decorrer do projeto fosse executada dentro do budget já estipulado pelos negócios, trazer um conceito para os ambientes com abordagem I&D, promover a criação de ambientes informais para descompressão, atendimento às necessidades apontadas anteriormente pelos associados e adequação dos ambientes para a nova realidade de saúde e segurança, com todos os protocolos exigidos para combater à Covid-19.

Oliveira destaca que para executar o projeto de arquitetura, a área de Facilities Management seguiu as premissas do guide global da Mars Wrigley e da ROYAL CANIN. Já a empresa responsável pelo projeto de arquitetura, a Voaz, trouxe um conceito de modernidade, mesclando as marcas, conceitos, identidades e necessidades específicas de cada negócio.

Galo acrescenta que com a unificação dos dois escritórios, várias melhorias foram implantadas. Dentre elas, a ampliação da recepção, melhoria no controle de acesso e monitoramento, reforma de banheiros, automação, criação de área de convivência, criação de um ambiente de descompressão, maior número de salas de reunião, automação de 100% das salas no formato VC, melhoria na copa e DML, redução do staff (operativas), troca do mobiliário, melhoria no sistema de iluminação, ar-condicionado e acústica, adequação do CPD e modernização visual do office.

Royal Canin e Mars Wrigley em um mesmo escritório - espaço

Foto: Divulgação

Além disso tudo, Oliveira destaca que foi implantado o conceito de biofilia para proporcionar o bem-estar dos usuários no novo escritório. Outras melhorias com aspectos sustentáveis como a implementação de um purificador ecologicamente correto (IBBL Smart H2O), que conta com sistema hands-free, onde o sensor dispensa a água sem o toque das mãos. Esse purificador também possui um sistema que realiza uma contagem das garrafas pet que foram deixados de ser descartadas no ambiente. Além disso, a equipe de FM disponibilizou canecas para todos os associados, extinguindo a necessidade de copos plásticos. Implantaram ainda a automação das torneiras com sensor para redução do consumo de água, dispenser eletrônico promovendo a redução do descarte de papeis e uso indevido de produtos para limpeza das mãos e implementação de iluminação LED em parte do staff.

Já na infraestrutura, Galo relata que foi implantado um sistema de controle de acesso por meio de biometria e aproximação de crachás, controle de temperatura através de totem, dispenser de álcool em gel com sensor, automação de torneiras e dispensers de papel toalha e saboneteira, portas com abertura automática na recepção, monitoramento CFTV, sistema de videoconferência em todas as salas de reunião, mídia corporativa veiculada na televisão e mesas com dispositivo de ajuste automático de altura.

Com todos esses cuidados, os coordenadores do projeto destacam que, outros ganhos foram obtidos pelos colaboradores no novo espaço, que acolheu a criação de sala de reunião informal com poltronas e sofás, criação de área de convivência com TV, café e poltronas, nova copa com ambiente mais agradável para as refeições dos associados, novo mobiliário para o staff, adequação de sistema do ar condicionado, projeto luminotécnico ajustado para o novo layout, revisão do layout dos banheiros masculino e PCD.

Por fim, além de pensar o projeto, a localização do escritório contribui para o bem-estar dos associados, já que a região da Paulista possui acesso mais fácil via transporte público, além de ser uma região central.

DADOS TÉCNICOS DO ESPAÇO:
- 98 associados (MW/RC) locados neste site
- Piso: 8º Andar
- Área  Boma: 402,35m²
- Área do Office: 362,20m²
- Staff  51 posições + 03 posições adaptáveis : 54 total
- Salas: 06 todas com videoconferência
- Copa: 01
- Sala de convivência: 01
- CPD: 01
- Recepção: 01
- Banheiros: 03
- DML: 01
- Estacionamento: 20 vagas

PERFIL DOS LÍDERES DO PROJETO:

Plinio Oliveira e Anselmo Galo

Da esq. p/ direita: Plínio Oliveira, Coordenador de Facilities da ROYAL CANIN Brasil e Anselmo Galo, Coordenador de Facilities da Mars Wrigley Brasil e Harvey Millar, CEO da Mars Wrigley no Brasil.
Foto: Divulgação


Plínio Oliveira, Coordenador de Facilities da ROYAL CANIN Brasil
​Graduado em Marketing com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, atua como Gestor de facilities a mais de 12 anos em empresas do segmento de terceirização e a 3 anos atua como coordenador na ROYAL CANIN do Brasil, sendo responsável por diversas contas como: frotas leves, agência de viagens, gestão de infraestrutura, mobilizações e desmobilizações de escritórios entre outras. Possui vasta experiência na gestão de grandes equipes com mais de 200 colaboradores entre diretos e indiretos. Ministrou treinamentos comportamentais e motivacionais aos times que geriu formando equipes de alta performance.

Anselmo Galo, Coordenador de Facilities da Mars Wrigley Brasil
Com formação em Gestão de Negócios, possui MBA, Pós-Graduado em Administração de RH, Bacharel em Direito e Formação na área de Segurança do Trabalho. Vem desempenhando atividades a mais de 20 anos na Gestão Facilities/HSE, atuado em facilities hard e soft, liderando grandes projetos de retrofit, implantação de sistemas de Facilities/HSE, trabalhando em posições estratégicas de grandes multinacionais da área Financeira, Autopeças; Vidros, Químicas e Bens de Consumo. Com qualificações técnicas de auditor interno/externo, meio ambiente,  qualidade e sendo responsável por liderança de times. Tem uma carreira acadêmica onde está a mais 15 anos lecionando em Universidades e Cursos Técnicos, atualmente é o Coordenador do Curso de Pós-graduação - Engenharia de Segurança do Trabalho na UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba.

 


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