TELELOK
 

eVTOLs chegarão em São Paulo a partir de 2027

Operação de aeronaves elétricas coloca gestores prediais em alerta para o futuro da mobilidade urbana

Por Léa Lobo

eVTOLs chegarão em São Paulo a partir de 2027

Foto: Divulgação


A mobilidade urbana está prestes a dar um salto – literalmente. A Revo, pioneira em mobilidade aérea de alto padrão, anunciou a aquisição de até 50 eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical) da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer. O contrato, avaliado em 250 milhões de dólares e assinado durante o Paris Air Show 2025, é o primeiro do gênero firmado com a Eve no mundo. A operação dos eVTOLs está prevista para começar em São Paulo a partir de 2027.

O anúncio consolida um novo marco para a cidade com a maior frota de helicópteros do planeta. São mais de 2.200 pousos e decolagens diários em 260 helipontos — um ecossistema que agora se prepara para a chegada dos veículos elétricos, silenciosos e sustentáveis. A Revo, braço do grupo português Omni Helicopters International (OHI), será a responsável por introduzir essa nova era na metrópole, conectando pontos estratégicos como a Avenida Faria Lima e o Aeroporto de Guarulhos em apenas 10 minutos de voo.

O que isso tem a ver com Facility Management?

Tudo. A operação dos eVTOLs não diz respeito apenas a transporte: envolve adaptação de helipontos, integração com sistemas inteligentes de mobilidade, energia elétrica limpa e confiável para recarga, soluções de segurança, controle de acesso e conectividade de alto nível. Edifícios comerciais, shopping centers, hotéis e até hospitais que desejam se posicionar como hubs urbanos de mobilidade precisarão se adequar a essa nova realidade.

Além disso, o modelo de operação da Revo inclui integração com transporte terrestre executivo, bagagens, reservas via inteligência artificial e atendimento premium, o que exige dos Facility e Building Managers uma visão ainda mais abrangente sobre a jornada do usuário e os pontos de conexão entre ar, solo e edifício.

Um ecossistema em construção

Segundo a própria Revo, a operação com eVTOLs é resultado de quase dois anos de desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na capital paulista, com testes bem-sucedidos de gerenciamento de tráfego aéreo por meio do software Vector, da Eve. O contrato ainda inclui acesso ao Eve TechCare, um pacote completo de suporte operacional.

João Welsh, CEO da Revo, destaca: “Estamos iniciando um novo capítulo. Cidades como São Paulo precisam desesperadamente de soluções de mobilidade inteligente, e os eVTOLs oferecem exatamente isso”. Para o CEO da OHI, Jeremy Akel, a parceria reforça a missão do grupo de redefinir a experiência de voar com segurança, sofisticação e sustentabilidade.

A entrega da primeira aeronave está prevista para o fim de 2027, e a infraestrutura já começa a ser desenhada. A pergunta que fica é: seu prédio está preparado?

Na visão da InfraFM esse anúncio é um divisor de águas para o setor de Facility Management. O que até ontem parecia ficção científica agora exige atenção estratégica dos gestores prediais. Não estamos falando apenas de mais um modal: os eVTOLs podem redefinir o conceito de acessibilidade urbana, deslocamento executivo e, principalmente, valor imobiliário. Imagine o impacto de ter um ponto de embarque para eVTOL integrado ao seu empreendimento? É hora de antecipar esse movimento, repensar helipontos, energia e infraestrutura, e buscar parcerias com as empresas que já estão construindo esse futuro.

Por fim, o eVTOL não pousará no seu prédio amanhã. Mas quando ele chegar, e vai chegar, só estarão prontos os que planejaram hoje.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP