Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Transtornos mentais no trabalho: 472 mil afastamentos em um ano acendem alerta

Relatório da GPTW aponta como gestão do bem-estar dos colaboradores está diretamente ligada à retenção de talentos e à produtividade

Por Redação

Transtornos mentais no trabalho: 472 mil afastamentos em um ano acendem alerta

Foto: Canva.com/ dragana991


O Brasil registrou, em 2024, o maior número de afastamentos por transtornos mentais da última década, com 472 mil licenças concedidas. Um aumento, segundo o Ministério da Previdência Social, de aproximadamente 67% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário alarmante, a saúde mental no ambiente de trabalho se tornou uma questão estratégica para as empresas.

A partir de 26 de maio de 2025, as organizações serão obrigadas a identificar riscos psicossociais e implementar medidas para a prevenção de transtornos mentais, conforme a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é garantir condições adequadas para os profissionais e evitar doenças decorrentes de sobrecarga de trabalho, assédio e ambientes organizacionais tóxicos.

De acordo com o Relatório de Tendências da Great Place to Work (GPTW), a saúde mental já aparece como a segunda maior prioridade das áreas de Recursos Humanos para 2025, ficando atrás apenas do desenvolvimento de lideranças. O estudo também destaca que a gestão eficaz do bem-estar dos colaboradores está diretamente ligada à retenção de talentos e à produtividade, dois fatores essenciais para a sustentabilidade dos negócios.

A pesquisa da GPTW aponta que 32% das empresas enfrentaram desafios significativos relacionados à saúde mental em 2024, e 31% destacaram o desenvolvimento de lideranças como uma questão prioritária. Além disso, organizações que investem em treinamentos para gestores têm maior capacidade de prevenir ambientes tóxicos e reduzir o impacto do estresse no trabalho.

Outro dado relevante do relatório indica que empresas que possuem políticas estruturadas de bem-estar apresentam menor taxa de turnover e maior engajamento dos colaboradores. Setores como saúde, tecnologia e serviços foram os que mais apontaram a saúde mental como um fator crítico na gestão de pessoas.

A pesquisa revela ainda que as empresas que investem em lideranças capacitadas têm mais sucesso na criação de ambientes saudáveis. Além disso, uma comunicação interna eficiente é determinante para o engajamento dos colaboradores e para a construção de uma cultura organizacional positiva.

Congresso InfraFM 2025

Para gestores de pessoas e facilities, a mensagem é clara: cuidar da saúde mental dos funcionários é uma estratégia essencial para manter a produtividade e reduzir afastamentos. Empresas que priorizam o bem-estar corporativo colhem benefícios como maior comprometimento dos times, melhor clima organizacional e menor índice de turnover.

Saiba como transformar essa necessidade em uma prática consolidada na cultura empresarial. No 20º Congresso InfraFM, Aline Navarrete, Head of Facilities, Workplace & Real Estate na Serasa Experian, e Roberto Vilaronga, Gerente Sênior de Infra Predial, Manutenção, Obras e Facilities na Vivo, discutirão “Liderança com significado e o propósito do Facilities Manager” com cases inovadores. Para saber mais informações, clique aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking