Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

ONA celebra 25 anos de impacto positivo na saúde brasileira

Segurança do paciente, avanços na acreditação e premiação de 74 instituições foram destaques na coletiva.

Por Léa Lobo

ONA celebra 25 anos de impacto positivo na saúde brasileira

Foto: InfraFM


A Organização Nacional de Acreditação (ONA) realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26) para a celebração dos seus 25 anos de atuação. O evento reuniu líderes do setor de saúde, que discutiram os avanços conquistados na acreditação de serviços no Brasil e os novos desafios impostos por fenômenos climáticos e demandas crescentes por sustentabilidade.

Entre os participantes estavam o Dr. Fábio Gastal, presidente do Conselho da ONA; o Dr. Péricles da Cruz, superintendente técnico da organização; Gilvane Lolato, gerente de Operações; Dr. Marcelo Takano, coordenador do projeto Avança Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; e Dr. Fernando Berssaneti, membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini.

Desde sua fundação, a ONA certificou mais de 1.400 organizações de saúde em todo o Brasil, sendo responsável por 72,1% das instituições acreditadas no país. A metodologia, reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), cobre desde unidades de atenção primária até hospitais de alta complexidade.

“A ONA não apenas promove padrões de qualidade e segurança, mas também contribui significativamente para a redução de eventos adversos graves. Mais de 30% das instituições relatam uma redução significativa em falhas assistenciais críticas graças ao processo de acreditação,” destacou Gilvane Lolato.

O projeto Avança Saúde, liderado pelo Dr. Marcelo Takano, reestruturou 465 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município de São Paulo, com 276 delas sendo acreditadas. O trabalho, fruto de um investimento de US$ 100 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tornou-se referência nacional.

“Nosso objetivo era estabelecer um padrão de qualidade para a atenção primária de saúde, algo inédito em muitos aspectos. As UBSs agora possuem processos mais seguros e eficientes, garantindo melhor assistência aos pacientes,” afirmou Dr. Marcelo Takano.

Dr. Fernando Berssaneti acrescentou: “O projeto enfrentou desafios logísticos imensos, mas a aplicação do manual da ONA permitiu avanços notáveis, especialmente na gestão de infraestrutura e no controle de infecções.”

O superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles da Cruz, ressaltou a relevância do projeto: “A iniciativa de São Paulo quebra barreiras, mostrando que a acreditação é para todos. Os requisitos para a acreditação são imprescindíveis, especialmente porque o setor de saúde representa uma das maiores despesas para os municípios brasileiros.”

Olhando adiante, outro tema comentado foi a inclusão de diretrizes ambientais no manual de acreditação da ONA. E entidade em conjunto com a ISQua, tem colaborado para o desenvolvimento de um Green Book, um guia internacional sobre como lidar com fenômenos climáticos extremos.

“O manual da ONA já aborda gestão de resíduos e infraestrutura sustentável, mas estamos avançando para incorporar as melhores práticas globais em ESG (Ambiental, Social e Governança). Isso é essencial para que o setor de saúde esteja preparado para os desafios climáticos,” explicou Gilvane Lolato.

Dr. Fábio Gastal reforçou a importância do trabalho: “Estamos colaborando no desenvolvimento de um guia internacional que orientará organizações de saúde a enfrentar fenômenos climáticos extremos, garantindo segurança e continuidade nos serviços.”


Prêmio destaque de acreditação celebra 74 instituições

Durante a coletiva, foi anunciada a lista dos vencedores do Prêmio Destaque de Acreditação. Ontem (28), 74 instituições brasileiras que mantêm mais de 15 anos de acreditação ininterrupta foram homenageadas pela ONA. Essas organizações se destacaram por sua excelência na segurança do paciente, processos organizados e redução de erros nos atendimentos.

A cerimônia de premiação contará com a presença do Secretário Municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, celebrando o impacto positivo da acreditação na saúde pública.

O evento marcou também o início de novas fases no projeto de acreditação, com foco na manutenção contínua e expansão para novas regiões. Com a revisão do manual e o fortalecimento das parcerias, a ONA busca continuar liderando avanços na saúde brasileira, estabelecendo-se como referência nacional e internacional.

“Este marco é um orgulho para todos nós. Acreditamos que, com o apoio da mídia e da sociedade, conseguiremos levar essa experiência não só para todo o Brasil, mas também como referência internacional,” concluiu Dr. Fábio Gastal.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde