PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Equipe de Facility Management da 99 busca rentabilizar área

Em entrevista exclusiva, Paulo Brugnaro fala sobre papel estratégico de FM e cultura flexível.

Por Natalia Gonçalves

Equipe de Facility Management da 99 busca rentabilizar área

Da esquerda para a direita em pé: Tatiana Machado da Silva, analista de Facilities, Daniel Takemoto, assistente de Facilities, Luciane Assumpção, gerente de Facilities, Paulo Brugnaro, Head de Facility Management e Real Estate, Viviane Vianna, especialista de Facilities, Anderson Silva Santos, analista de Facilities Pleno, Letícia Schivo, analista de Facilities Pleno, Erica Tamires Silva, analista administrativo, Gabriela Flauto Perini, coordenadora de Facilities; Sentados, da esquerda para a direita: Nicole Nogueira Silva, analista de Facilities Sênior, Thais Martins, HR BP, Beatriz Schuh, analista de Facilities. Foto: Divulgação


​De um grupo com empresas de seguros e consultoria, onde seguia um dress code formal, Paulo Brugnaro foi para a 99 e descobriu uma nova forma de estar no ambiente de trabalho. Dentro dessa cultura mais flexível, como head de Facility Management e Real Estate, um dos maiores desafios está em garantir um espaço agradável e atraente, sem a obrigatoriedade do presencial.

Todos os dias, a equipe de FM oferece um café da manhã para o escritório, sendo uma iniciativa aperfeiçoada por Luciane Assumpção, nova gerente de Facilities da 99. Além disso, o espaço de trabalho conta com uma área de descanso, uma parte de jogos, e é pet friendly. Tudo pensado para tornar o presencial mais atraente. Luciane, neste sentido, está constantemente buscando feedbacks e oportunidades para melhorias através de pesquisas NPS periódicas com os colegas. “Só garantir limpeza e uma temperatura do ar-condicionado agradável já não é mais suficiente”, observa Brugnaro.

Localizada na Avenida Paulista, a sede da 99 ocupa cinco andares da WeWork. Assim, grande parte dos serviços são prestados pela empresa de espaços de coworking, como manutenção, limpeza, dedetização e segurança. Os colaboradores da 99 podem também ocupar a área de Louge da WeWork, que oferece os serviços de massagem e manicure.

Há cerca de dois anos, a área de Facilities e Real Estate da 99 passou por uma reestruturação, quando passou a fazer parte da estrutura internacional do grupo DiDi. “Com isso, uma atividade rotineira do nosso time é a busca por padronização de nossa operação de Facilities e dos nossos espaços internacionalmente, sempre buscando a eficiência na ocupação como também trazendo espaços práticos e confortáveis aos colegas”, afirma Brugnaro.

Equipe de Facility Management da 99 busca rentabilizar área

Foto: Divulgação


​No Brasil, a equipe gerenciada por Brugnaro é responsável por dois escritórios administrativos e espaços destinados para atender os motoristas parceiros da empresa. Recentemente, um projeto de reestruturação de toda a operação de Facility Management foi reconhecido por um prêmio internacional da Didi, com destaque para a performance de Viviane Vianna, especialista de Facilities

A área de Facility Management, segundo o profissional, não pode mais pensar apenas em conservação e atendimento, pois a contribuição dessa área também é estratégica para o negócio. Assim, rentabilizar a área é um dos objetivos de Brugnaro, assim como prover um espaço em que as pessoas sintam-se “em casa”. Como uma empresa de tecnologia, a equipe de Facility Management da 99 traz a inovação no DNA da operação.

“Atualmente, estamos fazendo um upgrade na tecnologia das nossas salas de reunião e, inclusive, incluindo sensores de presença para checkouts automáticos e liberação do espaço no nosso sistema de gerenciamento de espaços. Nessa linha de sensores, estamos também estudando a implantação de sensores de conforto nos espaços de trabalho com medição de temperatura, ruído e qualidade do ar”, comenta Brugnaro.

Na equipe de Facility Management, Brugnaro destaca a presença de especialistas em mercado imobiliário e layouts, gestão de serviços, travel, finanças (Capex e Opex) e gestão de projetos. Uma das mudanças gerenciadas pelo time, recentemente, foi a desocupação de um espaço compartilhado para um espaço de locação direta. Em busca por melhorias contantes, a equipe de FM da 99 está aberta para trocas de benchmarking


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP