Studio BR Arquitetura assina nova sede da Ultragaz

Trabalho colaborativo é foco do novo projeto

A Ultragaz, maior distribuidora de gás liquefeito de petróleo no Brasil, tem uma nova sede com projeto de arquitetura desenvolvido pelo Studio BR Arquitetura. Para formatar sua proposta de um escritório que comunicasse o propósito e história da empresa, a equipe de arquitetura partiu de uma grande imersão na marca.

Com 3.800 m², localizado no bairro Bela Vista, em São Paulo, o projeto teve como ponto de partida elevar a qualidade e o destaque do próprio edifício, que não possui forro e cujas infraestruturas são aparentes, focando também em elevar a luz natural oriunda de janelas perimetrais e centrais.

A nova sede tem como principal atributo a flexibilidade, com um layout caracterizado por combinar as áreas de foco e colaboração. Para elevar a diversidade de tipologias de apoio para trabalho colaborativo, que antes se resumia apenas a salas de reunião comum e vizinhanças de trabalho isoladas, criaram-se pontos de foco ligados em paredes estruturais, para obter acústica máxima, e garantiram-se fluxos fluidos entre os demais espaços de trabalho e encontro.

Para transformar o imóvel em um ambiente alinhado ao perfil inovador da empresa, utilizou-se estratégias de workplace: o branding foi aplicado à arquitetura e tipologias Workxperience foram adotadas, através de acessos em formato de túnel que conduzem ao ecossistema de trabalho híbrido e misto em funções. Dessa forma, os espaços de foco foram distribuídos estrategicamente, mas sem perder a conexão com as áreas de inovação e colaboração inspiradoras.

Os espaços de trabalho, otimizados para atender ao modelo híbrido de trabalho e garantir protagonismo aos colaboradores, permitem que cada pessoa escolha como e onde deseja trabalhar no dia em que for ao site, em especial porque todos os espaços são ergonômicos e dimensionados corretamente para garantir conforto e desempenho a todos.

Predominantemente, os materiais explorados foram madeira para suavizar a paleta de cores e humanizar mais os espaços, e muita biofilia para agregar qualidade e conforto ambiental ao projeto. Além disso, adotou-se no design tubulações coloridas, que remetem ao caminho que o gás percorre. Personalizados para criar fluidez, inspiração e inovação, eles definem o ponto de encontro e os locais de co-criação dos espaços.  

O destaque fica para o paisagismo aéreo, presente nos booths de reunião para elevar o bem-estar e o contato com a natureza. O verde é presente para além das espécies de plantas, mas em soluções sustentáveis. Foram escolhidos materiais e fornecedores que já atuam com percentual elevado de produtos reciclados, e peças plásticas e compostos foram substituídas por madeira certificada para garantias de reflorestamento. A iluminação, toda em LED, fornece otimização energética ao site.

Foto: Divulgação. 


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Data Center

BNDES amplia aposta em data centers nacionais com novo projeto de arquitetura modular

Financiamento de R$ 10,18 milhões para a ALGcom busca desenvolver uma solução brasileira capaz de reduzir em até 50% o tempo de implantação de data centers, em um momento de expansão da infraestrutura digital no país

Workplace

Licença-paternidade ampliada: o que essa mudança revela sobre os ambientes de trabalho?

A ampliação da licença-paternidade coloca um tema tradicionalmente tratado pelo RH dentro de uma discussão mais ampla sobre ocupação, experiência do colaborador e adaptação dos ambientes corporativos às novas formas de trabalho

Operações

CVM revê exigência para relatórios ESG e desloca discussão para a governança corporativa

Mudança na regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários retira a obrigatoriedade da divulgação de informações de sustentabilidade a partir de 2026, mas pressão de investidores, financiadores e cadeias globais de valor tende a manter a agenda ESG no centro das estratégias empresariais

Workplace

Itaú amplia trabalho presencial para três dias. O híbrido está entrando em uma nova fase?

Nova política amplia a presença física para parte dos colaboradores e reforça uma tendência observada em grandes empresas: a discussão sobre trabalho híbrido começa a migrar da quantidade de dias no escritório para a gestão da cultura, da colaboração e da experiência dos times

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea