Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Localiza avança com geração de energia limpa nas filiais

Projeto Solar conta com três fazendas solares no Brasil

Comprometida com princípios de sustentabilidade, a Localiza tem atuado para ter uma matriz energética mais limpa, usando cada vez mais energia solar como fonte de abastecimento das operações. A Companhia encerrou o 1º trimestre de 2021 com mais de 730 mil kwh de crédito de energia limpa nas filiais, representando um avanço de 88% em relação ao mesmo período no ano.

Em janeiro de 2020, a empresa contava com 57 agências/lojas abastecidas por energia solar proveniente das fazendas ou de placas instaladas nos tetos das unidades elegíveis. Em dezembro do mesmo ano, esse número saltou para 106. O excelente resultado é fruto do Projeto Solar da Companhia, que conta com três fazendas solares no Brasil, além do avanço na geração por meio de placas fotovoltaicas nos telhados das filiais.

As fazendas ficam nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e, juntas, ocupam uma área de mais de 23.000 m2 e têm cerca de 3.520 placas no total. A estimativa de geração total das fazendas é de mais de 1,8 milhões de kWh/ano. Este ano a Localiza continua avançando com o projeto de instalação de placas solares nas unidades próprias e já ultrapassa a marca de 130 filiais beneficiárias/geradoras.

"A Localiza tem princípios sólidos de sustentabilidade e uma destas vertentes é contribuir para uma matriz energética mais limpa. Desde 2017 temos ampliado a adoção de energia solar e no último ano, avançamos mais neste sentido", explica Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza.

No ano passado a Localiza definiu um novo indicador para o projeto, o Índice de Cobertura, que mede o percentual de energia limpa do total de energia consumida pela empresa. Considerando o consumo da plataforma, exceto a matriz que está no mercado livre de energia com fonte limpa, a Companhia encerrou 2020 com 16,79% nesse índice, montante 2.23 pontos percentuais acima do indicador de 2019, que foi de 14,65%.

Iniciativas contribuem para maior eficiência energética

Além disso, em todas as unidades são realizadas ações de conscientização e políticas para uso adequado da energia elétrica, como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, metas sobre consumo energético em contrato de gestão dos colaboradores, troca do equipamento de ar-condicionado das filiais por modelos com tecnologia Inverter e uso de timers para acendimento e desligamento automático da iluminação externa. Para alcançar os colaboradores, a empresa faz campanhas contra o desperdício de energia por uso prolongado e utilizamos fonte renovável para compensação de consumo de energia elétrica.

Outra frente que contribui para reforçar o caminho de sustentabilidade trilhado pela Companhia é a higienização a seco em toda a rede. A iniciativa reduziu o consumo médio de 30 litros de água para até 200ml em cada operação. Além de maior controle dos resíduos e efluentes gerados nas filiais. Os produtos utilizados neste processo de lavagem são, em grande maioria, biodegradáveis.

O uso consciente da água para evitar desperdícios é uma prática constante na sede e em todas as unidades de locação ou nas lojas de seminovos. E isso resultou no final de 2020 numa redução do consumo de água por frota de 24,4% em comparação ao indicador de 2019.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking