Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Indústrias registram aumento de 224,74% no uso de placas solares

Ranking de quem mais instalou energia solar em 2018 no Brasil traz também os números de empresas, prédios, serviços públicos

Notícia publicada em 27 de fevereiro de 2019

Aproveitar a luz do sol para gerar a própria energia elétrica e economizar 95% do valor gasto com a conta de luz. Soa interessante, não é mesmo?

Pois isso já é possível no Brasil desde 2012, ano em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou o segmento de geração distribuída, no qual moradores produzem sua energia através de geradores próprios e podem trocar com a energia da rede da distribuidora.

Através de um sistema de créditos energéticos, a energia gerada durante o dia compensa o consumo da rede no período noturno, permitindo zerar o consumo da rede do imóvel e, ainda, utilizar os créditos excedentes em outros imóveis do mesmo titular.

Essa possibilidade veio como a solução para os brasileiros que pagam a quinta mais cara energia do mundo, e criaram uma enorme procura pela tecnologia e tudo sobre a energia solar como fonte de geração elétrica.

Com crescimento consecutivo a cada ano, hoje o segmento já engloba mais de 54 mil consumidores, devendo atingir um público de 886.700 deles até 2024, segundo projeção oficial da ANEEL.

E 2018 foi o melhor ano até agora, foram 32.023 novos sistemas instalados em todo o país e divididos entre todas as classes de consumidores, desde pequenas residências até grande indústrias.

Mas, entre todo o público da energia solar no país, os consumidores rurais foram os que mais instalaram a tecnologia em 2018, saltando de apenas 493 sistemas em 2017 para 1.916 ao final de 2018, um crescimento surpreendente de 288,64%.

Indústrias também apresentaram um grande aumento no uso das placas solares, subindo de 299 conexões para 971, crescimento de 224,74%.

As empresas, que em 2017 registraram 2.075, ficaram em terceiro lugar no ranking, com um aumento de 173,83% e chegando ao final do ano com 5.682.

Os consumidores residenciais, maior público da tecnologia no país, ficaram em quarto lugar com um crescimento de 118,66%, de 10.648 sistemas para 23.283 deles ao final de 2018.

Em um distante último lugar ficaram os prédios e serviços públicos, que subiram apenas 12,5%, de 152 sistemas para 171. Veja o gráfico do ranking completo:

Foto: Banco de Imagens | Pixabay

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking