TELELOK
 

Medida deve resultar em avanços para o mercado livre de energia

Portaria 514 ampliará a participação das empresas ao reduzir a barreira de entrada de 3 para 2 megawatts

Notícia publicada em 3 de janeiro de 2019


A portaria 514, publicada no Diário Oficial da União, no dia 27 de dezembro, ampliará a participação de mais empresas no mercado livre de energia, reduzindo a barreira de entrada de 3 para 2 megawatts (MW). A boa notícia e tão esperada pelo setor deve beneficiar 1.197 empresas, segundo a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, que poderão fazer a contratação pelo mercado livre de qualquer concessionário e que antes só podiam ter acesso a esta modalidade de compra apenas e tão somente de fontes incentivadas (usinas eólicas, solares, de biomassa e pequenas hidrelétricas).

A medida terá duas etapas para entrar em vigor, sendo a primeira para empresas com consumo de até 2,5 megawatts a partir de 07 de julho de 2019 e 1º de janeiro de 2020 para as que consomem 2 megawatts. "Finalmente, o mercado livre de energia terá um enorme avanço com a portaria que sinaliza a possibilidade de abertura de portabilidade de energia para todos os consumidores no futuro. Com mais competividade, flexibilidade e melhores condições, os consumidores terão um ambiente mais favorável e liberdade de escolha", comenta Antônio Bento, CEO do Grupo IBS Energy, que atua em gestão de energia com a IBS Energy e comercialização com a Gama Energia, entre outras atividades no setor.

Bento acredita que a medida também tornará o mercado livre de energia ainda mais atrativo, beneficiando mais consumidores. Outro ponto importante é que sem obrigatoriedade de utilizar fontes incentivadas para participarem do mercado livre, também aumentará a oferta de energia deste segmento que vem crescendo no Brasil.

Para o executivo, a portaria amplia as opções de escolhas e oferece melhores condições para contratação de energia a um número maior de empresas em um momento que a economia começa a dar sinais de retomada.

O CEO do Grupo IBS Energy destaca a importância do papel das empresas gestoras de energia que fazem o trabalho que envolve todo o processo de migração para o mercado livre, além de desenvolverem plano estratégico adequado ao perfil de consumo e monitoramento constante de resultados. "É desta forma que as empresas obtêm melhores condições em redução de custos e qualidade no fornecimento", aponta.

Foto: Divulgação Pixabay

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP