Horizontalidade

Explore a nova sede da B&F Dias, com seu Centro de Visitantes e Edifício Principal inseridos em área com 29 mil m²

Especializada em sistemas de aeração por ar difuso, a B&F Dias opera desde outubro em uma nova sede na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. A instalação, que tem projeto assinado pelo escritório Shieh Arquitetos Associados, fica em um terreno de 29.000 m² rico em vegetação, onde tomou-se o cuidado de preservar a mata existente e respeitar os limites da APP (Área de Preservação Permanente) referente ao Rio Capivari, que passa pelo local.

A entrada do complexo é marcada pelo Centro de Visitantes. Apartado do edifício principal e próximo à rodovia de acesso, o centro funciona como uma recepção aos visitantes, onde há uma introdução à empresa B&F Dias e informativos sobre a preservação ambiental no empreendimento. 

Com estrutura metálica, e aproveitando o desnível do terreno, criou-se um volume puro que parece pousar sobre a base, avançando em um balanço de 5 metros. O balanço é possibilitado por um par de grandes treliças metálicas, com altura equivalente ao edifício, que marcam a fachada, criando uma área de sombra para um pequeno estacionamento. 

Seguindo o percurso pelo terreno esguio, 300 metros adiante, chega-se em um alargamento onde foi implantado o Edifício Principal, que abriga em um único volume o setor fabril e a administração. A área administrativa volta-se para a mata, aproveitando a vista e a insolação pela manhã. Longilíneas varandas marcam a fachada e configuram uma área de descanso e contemplação. O galpão de produção, adjunto à administração, abre-se para o terreno, e usa de uma grande área para manobras dos caminhões.

A entrada do edifício se dá pelo pavimento térreo superior (pavimento intermediário). Essa grande varanda de chegada é protegida por fechamento leve em chapa perfurada, e configura uma área de transição entre externo e interno. Adentrando o edifício, o hall de recepção - com pé-direito duplo e junto ao vazio da circulação vertical - possibilita o entendimento do projeto: percebe-se a relação visual entre a mata e o edifício. Bastante linear, o restante do pavimento é ocupado pela administração e acessos para o galpão.

O pavimento térreo inferior é ocupado pelas áreas de suporte aos funcionários: vestiários, área de descanso, garagem e refeitório. Já no pavimento superior, se situa a diretoria e um auditório para apresentações e treinamentos. Por sobre a varanda de entrada, uma passarela conecta a diretoria a um terraço que flutua sobre a recepção, configurando um local de destaque e observação da paisagem e da movimentação.

A concepção estrutural foi pensada para uma construção rápida e limpa, que permitisse grandes vãos. A estrutura principal é inteiramente em concreto pré-moldado. Pilares e vigas com os consoles tipo Gerber, lajes alveolares, telha protendidas em perfil W e fechamento do galpão em painéis de concreto. As estruturas auxiliares, como por exemplo a caixa do elevador e as marquises, foram feitas em estrutura metálica, o que propicia uma maior esbeltez aos elementos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias