TELELOK
 

Horizontalidade

Explore a nova sede da B&F Dias, com seu Centro de Visitantes e Edifício Principal inseridos em área com 29 mil m²

Especializada em sistemas de aeração por ar difuso, a B&F Dias opera desde outubro em uma nova sede na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. A instalação, que tem projeto assinado pelo escritório Shieh Arquitetos Associados, fica em um terreno de 29.000 m² rico em vegetação, onde tomou-se o cuidado de preservar a mata existente e respeitar os limites da APP (Área de Preservação Permanente) referente ao Rio Capivari, que passa pelo local.

A entrada do complexo é marcada pelo Centro de Visitantes. Apartado do edifício principal e próximo à rodovia de acesso, o centro funciona como uma recepção aos visitantes, onde há uma introdução à empresa B&F Dias e informativos sobre a preservação ambiental no empreendimento. 

Com estrutura metálica, e aproveitando o desnível do terreno, criou-se um volume puro que parece pousar sobre a base, avançando em um balanço de 5 metros. O balanço é possibilitado por um par de grandes treliças metálicas, com altura equivalente ao edifício, que marcam a fachada, criando uma área de sombra para um pequeno estacionamento. 

Seguindo o percurso pelo terreno esguio, 300 metros adiante, chega-se em um alargamento onde foi implantado o Edifício Principal, que abriga em um único volume o setor fabril e a administração. A área administrativa volta-se para a mata, aproveitando a vista e a insolação pela manhã. Longilíneas varandas marcam a fachada e configuram uma área de descanso e contemplação. O galpão de produção, adjunto à administração, abre-se para o terreno, e usa de uma grande área para manobras dos caminhões.

A entrada do edifício se dá pelo pavimento térreo superior (pavimento intermediário). Essa grande varanda de chegada é protegida por fechamento leve em chapa perfurada, e configura uma área de transição entre externo e interno. Adentrando o edifício, o hall de recepção - com pé-direito duplo e junto ao vazio da circulação vertical - possibilita o entendimento do projeto: percebe-se a relação visual entre a mata e o edifício. Bastante linear, o restante do pavimento é ocupado pela administração e acessos para o galpão.

O pavimento térreo inferior é ocupado pelas áreas de suporte aos funcionários: vestiários, área de descanso, garagem e refeitório. Já no pavimento superior, se situa a diretoria e um auditório para apresentações e treinamentos. Por sobre a varanda de entrada, uma passarela conecta a diretoria a um terraço que flutua sobre a recepção, configurando um local de destaque e observação da paisagem e da movimentação.

A concepção estrutural foi pensada para uma construção rápida e limpa, que permitisse grandes vãos. A estrutura principal é inteiramente em concreto pré-moldado. Pilares e vigas com os consoles tipo Gerber, lajes alveolares, telha protendidas em perfil W e fechamento do galpão em painéis de concreto. As estruturas auxiliares, como por exemplo a caixa do elevador e as marquises, foram feitas em estrutura metálica, o que propicia uma maior esbeltez aos elementos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP