TELELOK
 

A alma presente no mobiliário

Nova loja da Novidário é o resultado de todos os valores e crenças da empresa.

Por Mateus Murozaki

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

Em Pinheiros, há uma loja que, de fora, parece pequena e humilde, salvo pelos vários móveis coloridos na vitrine. Ao entrar, porém, percebe-se que, na verdade, trata-se de um espaço expansivo, devidamente segmentado para as necessidades do cliente e da equipe.

Trata-se da nova loja da Novidário, empresa com foco em design e venda de móveis corporativos. Esta é a primeira loja física da companhia em seus 15 anos de existência, o que explica o esforço na concepção do espaço.

No início, o trabalho era feito principalmente para o ambiente escolar. A fundadora Luciana Sobral explica que o universo escolar é interessante, pois contempla todos os tipos de ambientes: cantinas, salas de aula, pátios, espaços de convivência… o que proporcionou uma experiência valiosa para a expansão para outras áreas.

A filosofia de design da marca é analisar o ambiente e desenhar o móvel ideal a partir disso. Para as escolas, por exemplo, os móveis são, em sua visão, um "terceiro professor", já que auxiliam a pedagogia e educação, servindo como um potencial criativo e autônomo tanto para a criança quanto para o professor.

O crescimento foi orgânico, mas um momento determinante para a empresa foi a entrada de Jose Machado, há sete anos. Com isso, o portfólio, que antes contava apenas com marcenaria customizada, foi ampliado para a indústria. O catálogo cresceu tanto que foi necessário um espaço maior.

“Para a gente, é um desafio, porque ter loja realmente é outro negócio dentro do nosso próprio negócio. E a gente ainda está entendendo como isso vai ser, mas entendendo, principalmente, que esse lugar é um ambiente de convívio. Então, para mim, eu consigo encaixar melhor dentro de mim essa ideia... eu sou dona de um ambiente de trocas e que, por acaso, vende móveis”, afirma a fundadora.

Na concepção dos itens, há também a preocupação ambiental, algo que a empresa vem pesquisando há um tempo. Bancos e cadeiras feitos com tubos de pasta de dente chamam a atenção no meio do mobiliário, não apenas pela questão sustentável, mas também por serem resistentes à água, uma preocupação constante dos clientes.

Dentro do ESG, há também a preocupação social por parte de Sobral. Recentemente, a companhia ingressou no programa Aproxima, voltado para oferecer estágios para pessoas negras, pardas e indígenas. Sobre isso, ela comenta: “É um programa superestruturado, porque ele não só coloca o estagiário nos escritórios, como também oferece cursos, passeios, tem todo o letramento para a equipe. É um programa supercompleto. E, nesse processo e nessa ampliação, a gente também acabou abrindo vagas afirmativas. Então, tivemos a entrada de outros dois colaboradores negros.”

Há uma preocupação latente em relação à imagem da empresa, que vai além de números, apesar de a profissional afirmar que esses também se beneficiam de tais ações. Mais do que isso, existe um pensamento e estudo muito fortes para que a energia do local seja positiva. Uma questão curiosa é que Sobral conta com uma consultora de astrologia e já chegou, inclusive, a fazer o mapa astral da própria empresa.

“Não deixa de ser uma maneira de olhar para o futuro, e que maneira boa de olhar para o futuro, se não lendo o mapa astral do escritório, que é um lugar onde estamos todos realmente convivendo? Ainda bem que ela só falou coisas boas, mas realmente a gente tem essa curiosidade. Agora, estamos fazendo uma programação, porque a lua nasce aqui no rooftop e viemos vê-la nascer para entender exatamente a posição, com uma leitura do céu e uma meditação para a Lua Cheia”, explica.

Confira imagens da nova loja abaixo:

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP