Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

As novidades do ano anunciadas no coquetel da SMACNA Brasil

Entidade consolida esforços com foco no usuário final através de parcerias e colaboração entre os profissionais do setor.

Por Mateus Murozaki

As novidades do ano anunciadas no coquetel da SMACNA Brasil

Foto: Divulgação

Realizado anualmente com o objetivo de promover a colaboração entre os profissionais da indústria e compartilhar as últimas tendências e tecnologias em HVAC-R, o tradicional coquetel da SMACNA Brasil teve sua edição de 2024 no dia 24 de abril, no Terraço Itália, em São Paulo. O evento foi organizado por Selma Lima, Alex Amorim, Edson Alves e toda a diretoria e Comitê Técnico da empresa.

Cerca de 100 convidados compareceram, entre parceiros, colaboradores e representantes de entidades do setor, entre eles Alexandre Kotoyanis, presidente do SINDRATAR-RJ; Marcos Gregório, da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves; Tales Melo e Liliam Satiro, representando a ABRAVA. As novas associadas IMI Hydronic e Kimatix – Grupo Melacor foram homenageadas através de seus representantes com a entrega da placa de “Associate Member”, dando-lhes as boas-vindas.

O presidente da entidade, Edson Alves, junto com os diretores João Carlos Correa da Silva e Alexandre de Paula, abriu o evento falando das novidades para o ano: “Implementando mudanças ao longo dos últimos cinco anos, hoje comemoramos os avanços e esforços da entidade. Neste ano, completamos 35 anos da SMACNA no Brasil e celebramos várias conquistas, como a consolidação do SMACNA Day, que nesta edição terá dois dias de evento com foco em quatro setores: hospitalar, farmacêutico, edifícios comerciais envolvendo a construção civil, e facilities, envolvendo manutenção e serviços, além do tradicional Jantar dos Projetistas, que servirá de palco para as comemorações dos 35 anos da entidade.”

Além desses pontos, o presidente também comenta a disseminação de informações importantes através de guias, manuais e boletins informativos, projetados para serem acessíveis ao usuário final para garantir que estão bem informados sobre a utilização, manutenção e os benefícios de sistemas eficientes e seguros.

“Entendemos que a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) é uma entidade de classe que defende os interesses do mercado de HVAC-R, já o SINDRATAR (Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar), representa os interesses sindicais da indústria, cabendo à SMACNA levar o conhecimento ao cliente final das boas práticas do setor. Desenvolvemos muitos materiais técnicos, com linguagem fácil com esse foco, contendo todos os requisitos para contratar uma instalação de ar-condicionado, incluindo o trabalho com projetistas, instaladores, agentes comissionadores e empresas de manutenção”, explica.

Vale destacar que neste mês de abril, a SMACNA Brasil lançará um caderno com recomendações técnicas, incluindo todos os componentes de uma instalação, como é utilizado, tipo de material que deve ser aplicado para obter qualidade e a melhor engenharia, oferecendo ao cliente final informações na contratação dos sistemas de HVAC-R e soluções diferenciadas para a melhoria da eficiência energética, implementação de equipamentos com tecnologias inovadoras e contribuição ao meio ambiente, ressaltando a sustentabilidade das edificações.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking