TELELOK
 

Oldemar Bandeira é o primeiro diretor de Real Estate e Facilities na TechnipFMC

Com quase 30 anos no mercado, executivo destaca a importância da habilidade de negociação em FM.

Oldemar Bandeira é o primeiro diretor de Real Estate e Facilities na TechnipFMC

Com ampla experiência em gestão de Facilities e Workplace Services, gerenciamento de projetos e gestão administrativa, Oldemar Banderia é o novo diretor de Real Estate e Facilities da TechnipFMC, sendo responsável por Brasil e Argentina. "Estávamos negociando já há algum tempo e para mim foi muito bom, porque na nossa indústria, não é só na minha empresa, não, não temos a característica dessa função. É um paradigma que a gente está quebrando", comenta Bandeira.

Oldemar está na empresa desde 2015, antes da fusão entre a FMC Technologies e Technip em 2017. Ainda como Facilities & Corporate Security Manager, ele destaca a atuação na integração das empresas e na reestruturação de sites, processo que centralizou todos os serviços em duas fábricas, uma base de apoio operacional e um centro tecnológico.

Para o executivo, uma das tarefas mais desafiadoras da função é lidar com pessoas, com os questionamentos e os mal-entendidos na realização de mudanças. Desta forma, uma das principais habilidades para se destacar na área de Facility, Workplace e Property Management, segundo ele, é a facilidade em negociação.

"Pra mim negociar foi natural, até porque fui professor universitário. Então, está no meu perfil, né? Tanto escutar como dividir o conhecimento ou negociar situações, que são mais ou menos complexas para outras pessoas. Pra mim é mais fácil, acho, por essa característica", compartilha. Como professor, Oldemar ministrou a disciplina de Building Maintenance na Universidade Candido Mendes no primeiro curso de Facilities Management no Rio de Janeiro.

Neste sentido, Bandeira entende o networking como uma oportunidade de aprendizado única. "Eu acredito muito no compartilhamento de informações.  Então, por isso sempre reforço, bato na mesma tecla. Os eventos que temos dentro e fora do Brasil, são oportunidades para trocas com colegas antigos do mercado, de dividir aquilo que estamos fazendo", diz.

Antes de manutenção ser compreendida como parte das funções de Facility Management, que na época sequer era reconhecida como uma área, o executivo era responsável pela administração do Centro Empresarial do Itaú Conceição (CEIC), complexo com 240 mil m² de área construída. No banco, ele começou na área de sistemas em 1981.

"O maior desafio da minha carreira foi pedir demissão do Banco Itaú. Eu tinha 23 anos de empresa e fui trabalhar numa empresa de prestação de serviços, que foi a Cushman&Wakefield. Foi o momento mais difícil da minha carreira, porque dei um passo para atrás para poder dar dez na frente. Na Cushman&Wakefield, tive uma visibilidade global. Eu sempre viajei muito, liderei projetos em outros países. Então, assim, isso foi uma estratégia para conseguir avançar depois", lembra.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP