Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Pelo segundo ano, empresa recebe o certificado Carbono Neutro

A marca foi a primeira no segmento de decoração de alto padrão a manifestar preocupação em neutralizar suas emissões

Há mais de cinco décadas atuando no mercado de mobiliário de alto padrão, a Breton tem se voltado para as questões de sustentabilidade e desde 2016 se preocupa em desenvolver projetos de cunho sustentável, sendo a primeiro o Mobiliza Breton e, posteriormente, o ECOBRETON, que se concentram no planejamento, assim como na execução de ações focadas em questões ambientais.

Em 2020, a marca foi a primeira empresa do segmento a se tornar Carbono Neutro. Em 2021 repetiu mais uma vez a conquista e entre as ações está a compensação das emissões de CO² por meio do plantio de árvores, em parceria com a SOS Mata Atlântica, que possibilitam o resgate das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Para a certificação, a The Planet realizou estudos detalhados e comprovam que a marca compensa toda a emissão de gás carbônico dos seus processos de produção, com o plantio de mudas nativas.  "O estudo também se baseou nos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - das Nações Unidas", complementa Fabiana Feferbaum, diretora de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional).

"Ser Carbono Neutro cumpre um papel inovador e exemplar para todos os públicos na busca do desenvolvimento sustentável e do combate ao aquecimento global.  A Breton está construindo um grande diferencial de mercado e evoluindo a cada dia, tornando claro e transparente seu compromisso com a natureza", finaliza Giselle Rivkind, diretora de marketing da Breton.

Veja as ações que estão compreendem no ECOBRETON

Entre as ações, a parceria da Breton e a ONG SOS Mata Atlântica, iniciada em 2022, com o projeto do plantio de árvores para cada pedido realizado nas lojas da marca.

A fábrica da Breton possui sistema de iluminação natural, que sem o auxílio de lâmpadas artificiais, atende quase que em sua totalidade as áreas comuns e produtivas da unidade. Para cobrir os pontos onde a iluminação natural não é efetiva, a marca conta com um sistema de iluminação por lâmpadas de LED. A opção pelo LED ao invés do tradicional vapor de mercúrio, vai além da economia energética e durabilidade, elas não possuem metais e gases pesados em sua composição que contaminam a natureza em sua fabricação e descarte.

A marca conta também com empresas de coleta especializada em cada tipo de resíduo em sua fábrica, que são separados e destinados a centros de reciclagem específicos, que recebem lâmpadas queimadas, vidros, alumínio, ferro, espuma, entre outros. Além disso, os centros de distribuição da marca foram equipados com máquinas de prensa de papel e plástico para facilitar a retirada e o transporte das empresas que recolhem os materiais. O papelão utilizado para embalar os móveis durante o transporte até o cliente é levado de volta para o centro de distribuição da marca pelas equipes de montagem para reciclagem.

A reciclagem de espumas também está presente. Toda apara e sobra gerada passa por um processo de corte e moagem e são transformas em enchimento para almofadas. Essa mixagem de espuma, além de diminuir o descarte confere a fibra sintética uma resiliência e conforto maior.

A Breton conta com parceiros especializados na remoção, separação e destinação correta dos excedentes de tinta. Já o pó de madeira é coletado na origem e no momento do corte, e segue tratamento e descarte de maneira legal e consciente por uma empresa certifica. Para as sobras de metais, a marca conta com uma empresa que realiza a separação dos materiais e destinação sustentável. Para o descarte dos produtos químicos, a Breton contrata empresas especializadas para inoculação desses produtos, evitando que eles entrem em contato com o solo e com a natureza.

Os resíduos orgânicos gerados são coletados por uma empresa terceirizada e descartados em um local próprio para compostagem. Para o descarte correto das pilhas e bateria, a Breton faz a separação em um recipiente antivazamento e uma empresa contratada descarta de forma correta o material e fornece laudo sobre o descarte. A marca também conscientiza seus colaboradores e as equipes responsáveis pela limpeza sobre a importância do reaproveitamento do lixo.

O projeto de revitalização e manutenção do canteiro central ajardinado da Avenida Rebouças, tem a iniciativa da Breton e já resgatou 4 km dessa importante via. Além disso, a Breton é responsável por recolher diariamente o lixo acumulado ao longo do canteiro, uma vez por semana uma equipe deve avaliar as guias, se precisam ser pintadas e arrumadas, e a cada dez dias uma equipe de jardinagem faz a capinagem e a retirada de ervas daninhas.

A Breton está um passo à frente nessa megatendência global e comprometida a continuar, permanentemente, a neutralizar suas emissões de Carbono.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Idea!Zarvos lança TERRA CÉU

[Real State] Primeiro edifício projetado por Gustavo Utrabo em São Paulo, o jovem arquiteto figura entre os artistas do acervo permanente do Centre Pompidou, uma das mais importantes instituições de arte moderna e contemporânea da França

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking