19º Congresso InfraFM
 

São Paulo: 469 anos. Verticalização em alta

Em seus 469 anos, a cidade tem edificações envelhecendo e precisando de gestão profissional.

São Paulo: 469 anos. Verticalização em alta

Foto: MaciejBledowski/depositphotos.com


São Paulo completou 469 anos no último dia 25 de janeiro. A cidade está na lista das que possuem maior quantidade de edifícios no mundo e está em sétimo lugar em número de arranha-céus, segundo o Emporis Buildings.  Uma pesquisa do IBGE de 2021 revelou que a população da cidade é de 12,33 milhões de habitantes e em outro estudo feito pelo grupo de administração de condomínios Lello, a metrópole atingiu a marca de 28 mil edifícios.

Em julho de 2021, a cidade de São Paulo tinha mais residências em prédios do que em casas, segundo pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp). O levantamento leva em conta dados entre os anos 2000 e 2020 e utiliza como base as informações da Secretaria da Fazenda da Prefeitura da capital para o lançamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), onde também consta a marca de quase 63 milhões de imóveis formais, ficando de fora, portanto, residências informais ou favelas. Nos últimos 20 anos, o número de imóveis residenciais horizontais (casas) na cidade de São Paulo passou de 1,23 milhão (com 158 milhões de m2) para 1,37 milhão (com 183,7 milhões de m2).

Quando falamos de imóveis tombados, por exemplo, mais de 4,2 mil itens são tombados na capital, apenas 184 são do órgão estadual. Dos tombamentos feitos pelo órgão municipal, mais de dois mil estão no centro da cidade. A lógica é simples: foi naquela região que a cidade nasceu.

História da Cidade de São Paulo
No dia 25 de janeiro de 1554, alguns padres, dentre os quais Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, fundaram o colégio dos jesuítas. O colégio seria o centro de educação e formação dos indígenas. Após a sua construção, começaram a surgir casas ao seu redor que deram origem a uma vila, e apenas no ano de 1711 a vila recebeu o status de cidade, inaugurando, portanto, a cidade de São Paulo. O nome se deu em homenagem ao apóstolo Paulo, porque a missa de fundação do colégio dos jesuítas foi celebrada na data em que a igreja católica celebra o dia em que o apóstolo Paulo se converteu ao cristianismo.

Quando estiver em visita à cidade
A arquiteta e especialista em iluminação Nicole Gomes, selecionou alguns locais especiais para você visitar quando estiver visitando a cidade e ainda se inspirar.

ROSEWOOD

Foto: Divulgação / https://www.rosewoodhotels.com/en/sao-paulo


Ao lado da avenida Paulista, o Rosewood é o hotel que merece nossa atenção. Assinado pelo francês Jean Nouvel, o arquiteto criou um contraponto do que há de mais moderno, com toques vintage com mobiliários em tons amadeirados. Essa solução, alinhada com a iluminação, carrega um ar mais aconchegante.

"Para aqueles que não querem se hospedar no hotel, podem desfrutar dos restaurantes e bares Le Jardin, Blaise, Taraz e o bar rabo di Galo. "Todos os detalhes são totalmente pensados em cada ambiente, além da iluminação que usa muitos abajures, luz indireta e difusa. O Resultado é lindo e a experiência bem especial", comenta Nicole.

CAFÉ PERSEU

Foto: Divulgação / Café Perseu São Paulo


Localizado na Alameda Santos, o Café Perseu deve estar na sua lista de locais para visitar. Assinado pelo renomado arquiteto Isay Weinfeld, o espaço de mais de 100m² carrega uma essência singular. Tudo isso, visando trazer sensações por meio do café, arquitetura e iluminação.

"Quem me conhece deve estar perguntando: tem muitos pontos de luz no teto e mesmo assim você gostou? Minha resposta é, sim! O nome do espaço é inspirado na constelação de Perseus e a iluminação segue esse conceito, além de todo o clima e atmosfera que a iluminação agrega ao espaço", finaliza a arquiteta especialista em iluminação.

TEATRO B32

Foto: Divulgação / https://www.teatrob32.com.br


Com uma programação vasta, o Teatro B32 é perfeito para visitar em qualquer época do ano. Mesmo não sendo a intenção do Eiji Hayakawa, o espaço é um grande projeto arquitetônico.

"O teatro trouxe a combinação de luz natural, por meio da grande parede de vidro, com a luz cênica e artificial. Meu conselho é visitar o espaço na parte da tarde e permanecer ali até escurecer. Além de aproveitar os ambientes, você consegue sentir a sensação dessa combinação de luz", comenta Nicole.

BAR DOS ARCOS

Foto: Divulgação / https://bardosarcos.com.br


Quando inaugurado em 2019, o Bar dos Arcos, assinado pelo escritório de arquitetura MM18, foi muito comentado em roda de amigos e mídia. Porém, o convite é para conhecer além dos pratos e drinques.

Localizado no subterrâneo do Teatro Municipal, o Bar dos Arcos tem uma personalidade ímpar, com pedras e tijolos à mostra. A iluminação indireta veio para abraçar o espaço e trazer aquela luz suave e agradável.

​"O espaço é super convidativo e traz a luz como efeito surpresa. Ao entrar, você fica se perguntando de onde a luz está vindo e é exatamente esse efeito que faz com que a gente queira ficar no espaço por horas", comenta Nicole.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP