19º Congresso InfraFM
 

Copa: empresas investem em áreas de convivência para estimular encontros nos escritórios

Companhias apostam na evolução de ambientes para cativar colaboradores, estreitar vínculo e promover confraternização durante as partidas no Catar

Com chopeira e telão, espaço da ONE será usado pela empresa durante o Mundial

Depois de precisarem se reinventar no processo de adaptação ao trabalho híbrido ou 100% remoto durante as fases mais críticas da pandemia da Covid-19, as empresas hoje vivem a realidade de tornar os seus espaços físicos cada vez mais atrativos para estimular funcionários a estarem presentes com a maior frequência possível após eles se acostumarem a cumprir as suas tarefas à distância. Em meio a esse novo panorama, muitas companhias apostam em aprimorar os seus ambientes de convivência com a chegada dos jogos no Catar, a partir de 20 de novembro.

A ideia é que esses locais tragam o benefício futuro de poderem ser utilizados com frequência para abrigar outros eventos e serão um legado importante para o cotidiano diário dos funcionários, que desfrutarão de uma nova estrutura para atividades do trabalho, como treinamentos, eventos e pequenas reuniões, além de serem usados para os momentos de pausa e descontração.

Um exemplo de quem investiu de maneira significativa na melhoria dos seus ambientes de trabalho é a ONE (Ocean Network Express), companhia de transporte marítimo com escritório na Avenida Paulista, em São Paulo. E ao promover, a partir de 2019, um processo de mudança cultural, na qual trocou o perfil formal por outro mais descontraído, a firma instalou até uma chopeira em sua remodelada área de convivência.

A AKMX Arquitetura e Engenharia, empresa com 20 anos de atuação no mercado corporativo, executou o projeto para transformar este local da ONE, que teve como resultado espaços mais arejados, funcionais e modernos.

Será justamente neste ambiente, batizado com o nome Ocean Lounge, que os funcionários poderão acompanhar os jogos do Brasil do torneio de futebol mais esperado pelos torcedores. A estreia, contra a Sérvia, acontecerá em 24 de novembro, uma quinta-feira, sendo que as três primeiras partidas da seleção brasileira no Catar ocorrerão em dias normais de trabalho, sempre na parte da tarde (pelo horário de Brasília).

"Durante a competição, que está muito presente na cultura brasileira a cada quatro anos, o país para pra ver a seleção. Com isso, a ideia da empresa é exibir as transmissões das partidas no lounge para que os funcionários possam desfrutar do espaço, interagindo com os colegas de trabalho e com o serviço de conveniência disponível a eles, sem ter a necessidade de sair às pressas para voltar para suas casas, evitando congestionamento no trânsito e transporte público lotado", ressalta Hermírio Inamura, gerente administrativo da ONE.

A arquiteta Denise Morares, diretora de criação da AKMX, também ressalta a importância de as empresas pensarem nestes espaços como aliados em estratégias de retenção de talentos. "Esses locais, denominados como Work Lounges, favorecem a sinergia entre funcionários, colaboradores e clientes. Essas características de 'ajustes físicos' reforçam a tendência de que os escritórios serão um lugar de compartilhar experiências e de encontros dentro das empresas", destaca Denise.

Bárbara Ferreira Alves, gerente de marketing da ONE, descreve as comodidades do lounge da empresa, que possui um enorme telão de LED, com 12,5 m de comprimento e 2,5 m de altura, cuja qualidade de imagem impressiona, e ainda conta com um videogame integrado, disponível para ser utilizado pelos funcionários nas horas livres do expediente. "O espaço tem chamado muito a atenção dos colaboradores, pelos mobiliários atrativos descontraídos e a vista privilegiada do ambiente externo, que favorece bastante a iluminação natural. Trouxemos opções diversas de interação, como uma máquina de fliperama e uma área para quem quiser praticar tênis de mesa, além de alguns jogos de tabuleiro", ressalta Bárbara, lembrando também que o chope é liberado para os empregados às sextas-feiras, após as 17h. "Isso faz com que os colaboradores se identifiquem com o ambiente e torna o escritório um lugar mais amistoso", complementa.

Hermírio Inamura, por sua vez, destaca que a pandemia serviu como um impulso para promover uma revolução na empresa, que se tornou possível, em parte, por conta do projeto que a AKMX executou. "Surgiu a oportunidade de criarmos um novo conceito de escritório e mudar a forma de trabalhar. Como a empresa implementou o trabalho híbrido, pensamos na oportunidade de os funcionários virem ao escritório e terem mais contato uns com os outros. Assim surgiu a ideia do Ocean Lounge, que pode ser utilizado conforme as necessidades, seja de lazer ou trabalho", diz o gerente administrativo da ONE.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Reciclagem transforma despesa em receita

Grupo Maeda explica como contar com um parceiro adequado para processar resíduos traz vantagens para empresas de qualquer porte ou segmento

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP