Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como acessibilidade pode trazer 28% a mais de receita anual

Ações da empresa irlandesa, em parceria com a Sodexo, buscam tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos para todos.

Por Mateus Murozaki

Stephen Clusky e Acessibilidade na Mobility Mojo

Foto: Divulgação

Quando se fala em "acessibilidade", muito se pensa, compreensivelmente, em pessoas com deficiência, mas o conceito real engloba a todos. As ações a serem tomadas devem ser voltadas para tornar ambientes de trabalho mais acessíveis, para que qualquer pessoa possa acessá-los e navegar por eles com tranquilidade.

"Acho que, em geral, quando as pessoas pensam em acessibilidade, pensam numa rampa e num banheiro grande, mas é muito mais do que isso... a acessibilidade afeta todos nós – sua mãe e seu pai idosos com problemas no quadril e no joelho, você mesmo com problemas nas costas e aqueles 1,3 bilhão de pessoas com problemas de mobilidade, visão, audição, neurodiversidade e mais desafios", comenta Stephen Cluskey, CEO da Mobility Mojo.

A organização avalia e capacita empresas ao redor do mundo por suas práticas de inclusão diferenciadas. Uma delas é a Sodexo On-Site, braço da multinacional focada em serviços e soluções integradas, que também passou a oferecer a certificação para seus clientes em parceria com a organização irlandesa, a fim de expandir e ampliar o padrão de acessibilidade.

1,3 milhões de pessoas com deficiência no mundo, e mais de 60% desse grupo está desempregado. No Brasil, os números são ainda mais preocupantes: dos 18,6 milhões de PCDs, 29,2% estão inseridos no mercado, de acordo com números do IBGE. Parte disso vem do despreparo das empresas em acomodar de maneira satisfatória pessoas com necessidades especiais, e isso deve ser levado em consideração por qualquer empresa preocupada com seu ESG.

"Além de ser a coisa certa a se fazer, também faz sentido do ponto de vista financeiro, pois sabemos que as organizações que são inclusivas para as pessoas com deficiência obtêm, em média, uma receita anual 28% maior como resultado das diferentes perspectivas trazidas por esses funcionários", afirma Cluskey.

Inclusividade como filosofia

Mauro Campos Inclusividade como filosofia

No Brasil, a Sodexo auxiliou o processo de certificação de acessibilidade na unidade de São Paulo da MSD, empresa farmacêutica, química e de ciências biológicas. Sobre a experiência, o gerente sênior de Facilities, Mauro Campos, comenta: "A nossa história com o Mobility Mojo começou por meio da Sodexo, que nos apresentou a ferramenta, sugerindo que fosse implementada em alguns sites piloto na organização e a MSD Brasil foi a primeira subsidiária na América Latina a se aplicar... nos orgulhamos e posso dizer que aprendemos muito neste processo, tanto sobre o que já proporcionávamos no escritório como nas oportunidades que tínhamos e, de fato, evoluímos".

De acordo com o profissional, a busca pela certificação faz parte de um compromisso global da empresa, que se dá por meio de um programa chamado Desenho Universal, mandatório para todas as novas instalações da companhia e que assegura que cada uma delas mantenha um alto padrão de inclusividade.

"A certificação foi aplicada ao escritório corporativo, onde alcançamos o patamar Ouro... ao iniciarmos o processo de aplicação, analisamos todas as instalações nos andares que temos em nosso escritório em São Paulo (4, no total), garantindo que diversos aspectos eram adequados para todas as pessoas", aponta Campos.

Sodexo: ações que convertem em resultados

Daniel Moraes Ações que Convertem em Resultados

A multinacional francesa passou por um 2023 de prosperidade. De acordo com Daniel Moraes, gerente de Facilities da empresa, o faturamento global da Sodexo foi 11,6% maior do que o do ano anterior e, mais impressionante ainda, apresentou um número recorde de retenção de clientes: 95,2%.

"Olhando para o futuro, estamos trabalhando intensamente para continuar com um forte crescimento nos próximos anos, bem como aumentar as nossas margens no país... trabalhamos para que isso aconteça por meio da sinergia entre os serviços dos nossos negócios, simplificação da nossa estrutura organizacional e aumentando as nossas vendas", comenta Moraes.

O profissional também fala sobre a constante transformação dos espaços de trabalho e como, devido a ela, é necessário estar atento para oferecer as soluções integradas que aumentem o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cada vez mais empoderados.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking